Unidompedro - Salvador
Educação A Distância
Educação Presencial
VLibras
Unidom

Blog

Fique por dentro das notícias sobre o ensino a distância

Grupo de Pesquisa da UNIDOMPEDRO tem artigo aprovado em Congresso Brasileiro

O grupo de pesquisa do Curso de Serviço Social da UNIDOMPEDRO composto por Ângelo Marcos Souza (aluno egresso) e as professoras do Grupo UNIDOM, Izadora Costa e Edileusa Prado tiveram o artigo “Perfil da/o discente em Serviço Social do Centro Universitário Dom Pedro II: uma reflexão acerca dos desafios da formação profissional” aprovado para apresentação no 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais 2019, entre os dias 30/10 a 03/11, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília – DF. O evento é realizado pelo Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, Conselho Regional de Serviço Social – CRESS-DF, Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS e Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social.

Os autores da pesquisa já estão se preparando para participar do encontro que reunirá referências de categoria nacional e América Latina. Este encontro acontece de 2 em 2 anos, discutindo temas da atualidade e neste ano demarcará a importante renovação do Serviço Social, que aconteceu em 1979 no Congresso da Virada e em 2019 estará comemorando 40 anos de virada, pois desde então os Assistentes Sociais têm sido chamados/as a operacionalizar serviços cada vez mais focalizados e a administrar a escassez de possibilidades de atendimento frente as demandas da população usuária empobrecida e violentada em seus direitos humanos mais elementares.

 

Para a Profª Izadora Costa, em tempos tão contraditórios esse estudo saiu na frente ratificando a importância da pesquisa apontando elementos interessantes de discussão para a profissão. “Estar presente apresentando um artigo discutindo a formação profissional tendo como referência a pesquisa realizada nesta IES, significa demarcar nosso curso na história do Serviço Social, com o ineditismo de ser de um discente estagiário da 1ª pesquisa realizada em Serviço Social juntamente com docentes”, afirma.

 

Para realização do estudo os pesquisadores contaram com a Coordenadora do Curso de Serviço Social, Milena Blumetti, com as coordenadoras Bianca Daeb’s e Claúdia Caxias do Centro de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação –  CEPPG e Diretora Acadêmica da IES, Andréa Elisa Silva Bernardes. Para Ângelo Souza, aluno egresso que ainda era estudante quando o artigo foi submetido à análise, essa conquista só mostra que com muito esforço e parcerias é possível fazer pesquisa de qualidade. “Estou muito feliz pelos resultados que o nosso estudo trouxe. Isso só nos estimula a querer fazer mais”, conta.

O curso de Serviço Social do Centro Universitário Dom Pedro II é reconhecido pelo MEC, com nota 5, de uma escala de 0 a 5, corpo docente com mestres e doutores e campus bem localizado e estruturado. Mais informações (71) 3418-7272.

 

 

0 comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta


Abra um chat
Posso te ajudar?
Skip to content