Unidompedro - Salvador
Educação A Distância
Educação Presencial
VLibras
Unidom

Blog

Fique por dentro das notícias sobre o ensino a distância

Salvador recebe mais opções de cursos na modalidade EAD

Profissionais formados pelo Ensino a Distância já correspondem a 26% do mercado de trabalho

Dos profissionais formados pela educação superior no Brasil, 26% o fazem através do Ensino a Distância (EAD), segundo estudo realizado no fim do ano passado pela Sagah – empresa desenvolvedora de conteúdo e tecnologia para EAD. Os dados ainda preveem que em 2023 o ensino superior a distância corresponda a 51% dos trabalhadores. Buscando atender à procura do mercado, a Faculdade Dom Pedro II oferece a partir desse primeiro semestre de 2017 as graduações de Ciências Contábeis, Serviço Social, Farmácia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção na modalidade EAD.

Os cursos funcionarão nos polos de Salvador, Ribeira do Pombal e Jacobina. Além dessas novas graduações, a instituição já oferecia o curso de Administração e especializações nas áreas de Educação, Psicologia, Comunicação, Turismo e Gestão. As aulas são ministradas através de plataforma da Faculdade Online, que faz parte do Grupo Unidom.

A busca pelo EAD é devido às soluções para dois grandes problemas de quem quer cursar uma faculdade e não consegue: falta de tempo em horários comerciais e orçamento limitado. “Estudando no conforto de casa, o aluno pode melhor organizar os seus horários e não tem o compromisso de deslocamento até a instituição. Já com relação às finanças, esses cursos são bem mais em conta que os presenciais por não terem tantos custos com estruturação física”, explica o professor Luiz Brandão, presidente do Grupo Unidom.

Vale ressaltar, que quando se fala em Educação a Distância, há quem se imagine tendo que dar conta de noções apuradas sobre tecnologia, mas isso não é verdade. “Para ser um estudante dessa modalidade é necessário apenas o conhecimento básico de informática e ainda que a pessoa não tenha esse costume, nós oferecemos treinamento presencial para o aprendizado da plataforma”, afirma Brandão. Dessa forma, os novos cursos – que têm o respaldo do Ministério da Educação (MEC) – trazem para o cenário baiano novas oportunidades para quem deseja realizar o sonho de se formar.

Veja abaixo algumas características dos alunos dessa modalidade:

A sede pelo conhecimento é intensa
Sem horário fixo de aula e sem a figura do professor presente o tempo todo, o aluno de EAD “corre atrás” do conteúdo e assume uma atitude mais participativa. Isso não significa que ele é desamparado! Só precisa estar atento aos conteúdos disponíveis na plataforma e investir na bibliografia sugerida.

Disciplina em primeiro lugar
O aluno tem uma agenda bem organizada para não perder participações em fóruns importantes, assistir às aulas e fazer provas e testes. Educação a Distância exige o senso de compromisso do aluno, por isso, vale criar uma rotina de estudos em casa ou onde preferir.

Proatividade é o complemento
O aluno EAD sempre busca mais conhecimento, seja na internet ou em outras bibliografias. Isso é um complemento e tanto para o currículo do futuro profissional. Inclusive, muitas empresas dão preferência aos formados pelo EAD, por terem atitudes dotadas de iniciativas, em decorrência da modalidade.

Percebe como não é difícil ingressar num curso a distância? Além disso, apenas na Dom Pedro II o aluno encerra a graduação com um diploma e um projeto de empresa própria, devido a uma parceria com a Rede Baiana de Empreendedorismo e Sebrae, que fomenta a cultura do empreendedorismo na comunidade acadêmica e sociedade civil. Para saber mais sobre os cursos disponíveis acesse o site da Faculdade Online e acompanhe as novidades nos perfis do Facebook @faculdadeonlineoficial e @faculdadedompedrosegundo.

0 comentários

Deixe um comentário

Deixe uma resposta


Abra um chat
Posso te ajudar?
Skip to content