Unidompedro - Salvador
Educação A Distância
Educação Presencial
VLibras
Unidom

Administração

Administração é a ciência social que estuda as práticas de gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização com o objetivo de alcançar metas definidas.   

Sobre o
curso
inscrições
abertas

BACHARELADO

Autorização: Portaria nº 1.641, de 13 de maio de 2005
Reconhecimento: Portaria nº 1008, de 5 de agosto de 2010
Renovação de reconhecimento: Portaria nº 268, de 3 de abril de 2017

Administração é a ciência social que estuda as práticas de gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização com o objetivo de alcançar metas definidas.

Para exercer a profissão o estudante deve obter o diploma de ensino superior e logo após registrar-se no Conselho Regional do estado onde encontra-se domiciliado.

A profissão de Administração no Brasil é regulamenta pelo Conselho Federal de Administradores (CFA) e na Bahia pelo Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA/BA).

O curso de graduação tem duração de cinco anos e é presencial. Nossos professores são mestres e doutores que atuam no mercado de trabalho.

Nossa matriz curricular abrange disciplinas de ciências exatas, criatividade e de desenvolvimento humano e permite que o aluno vivencie a profissão desde o início do curso com aulas teóricas integradas a parte prática.

Após a graduação é possível especializar-se nas áreas de Administração Financeira, Administração Hospitalar, Administração Hoteleira, Administração Pública, Administração Esportiva, Gestão Ambiental, Gestão de Qualidade, Marketing e Logística entre outras.

O Bacharel em Administração é o profissional responsável pelo planejamento e execução das estratégias e pelo gerenciamento da empresa. É tarefa do Administrador definir, analisar, gerir recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos da organização.

O Administrador é o profissional habilitado para conduzir as relações entre a empresa e os empregados, participar dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários.

O mercado de trabalho acompanha o crescimento do país. O Administrador é procurado em todos os setores e poderá ocupar cargos tanto no setor público quanto no setor privado.

O Administrador também poderá empreender com o seu próprio negócio, além de atuar em  bancos, instituições financeiras, mercado de capitais de riscos e realizar consultorias e projetos.

Sem. Disciplina C.H.
Informática Básica 60 horas
Matemática Aplicada 60 horas
Fundamentos de Administração 60 horas
Leitura e Produção Textual 60 horas
Indivíduos e Organizações 60 horas
Economia 60 horas
Matemática Financeira 60 horas
Contabilidade 60 horas
Filosofia 60 horas
Fundamentos de Gestão de Pessoas 60 horas
Teorias Avançadas em Administração 60 horas
Organização Sistemas e Métodos 60 horas
Estatística e Probabilidade 60 horas
Gestão Estratégica de Pessoas 60 horas
Sociologia 60 horas
Direito Introdutório e Empresarial 60 horas
Gestão Ambiental e Resp. Social 60 horas
Fundamentos da Administração Financeira e Orçamentária 60 horas
Fundamentos de Marketing 60 horas
Teoria Geral do Direito do Trabalho 60 horas
Gestão de Qualidade 60 horas
Gestão de Custos e Formação de Preço 60 horas
Marketing Avançado 60 horas
Gestão de Materiais 60 horas
Empreendedorismo 60 horas
Administração de Serviço 60 horas
Gestão Estratégica da Adm. Financeira e Orçamentária 60 horas
Teoria Geral de Sistemas de Informação 60 horas
Administração da Produção 60 horas
Logística 60 horas
Negócios Internacionais 60 horas
Métodos Quant. e Raciocínio Logico 60 horas
Planejamento Estratégico 60 horas
Gestão e Análise de Projetos 60 horas
Gestão Pública 60 horas
Tópicos Especiais da Administração I 60 horas
Sistema Financeiro e Mercado de Capitais 60 horas
Inglês Instrumental 60 horas
Estágio Supervisionado I 150 horas
Consultoria e Desenvolvimento de Negócios 60 horas
Seminários Integrados 60 horas
Optativa 60 horas
Administração e Sociedade 60 horas
Tópicos Especiais da Administração II 60 horas
Estágio Supervisionado II 150 horas
Optativas
Gestão de Conflitos
Direito do Consumidor
Libras
Processos de Negociação
Mercado Regional
Atividades Complementares
Atividades Complementares 120 horas

Alexandre Franco Aranha

Mestre

Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia, Bacharelado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário da Bahia - FIB/Estácio (2005), graduação em Tecnológica em Administração Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2009), graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Ciências Educacionais - FACE (2010) e graduação em Administração pela Faculdade Batista Brasileira - FBB (2010). MBA em Gestão Empresarial, Especialista em: Metodologia da Pesquisa Cientifica com enfase em novas tecnologias, Perícia Contábil e Contabilidade Pública.Graduação Tecnológica em Gestão de TI, em andamento pela Faculdade Dom Pedro Segundo. Atualmente é Sub Ten da Policia Militar do Estado da Bahia, professor tutor da Universidade do Sul de Santa Catarina, Coordenador do curso de bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade Dom Pedro Segundo, Professor da Faculdade Batista Brasileira e instrutor da Polícia Militar do Estado da Bahia. Atuando principalmente nos seguintes temas: administração, governo, micro-empresa e empresa de pequeno porte.

Carlena Gurgel Randal Pompeu Oliveira

Mestre

Graduada em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Marketing também pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente cursando Especialização em Produção de Mídias para Educação Online pela UFBA. Possui mais de 10 anos de experiência como docente em cursos de graduação e tecnológicos.

Daniela Merelles Câncio Mascarenhas

Mestre

Mestra em Análise Regional e possui especializações nas áreas de Processos criativos e facilitação de grupos; e Gestão em Gastronomia. Possui formações nas áreas de Administração, Turismo e Geografia. Atua como docente do ensino superior desde 2004, tendo lecionado em diversas instituições de ensino superior como professora da graduação e pós graduação. Atualmente ministra aulas nas áreas de Metodologia Científica e da Pesquisa, Marketing, Administração e Logística, na Faculdade Dom Pedro II e no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado da Bahia. Nas pós graduações orienta TCC´s. Aliada a experiência acadêmica exerceu também a função de recrutar e selecionar pessoas para empresa na área de Telecom e atua clinicamente como terapeuta junguiana.

Tatiana Santos Borba

Mestre

Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências da Bahia - FACIBA, 2017. Especialista em Gestão de Instituições Públicas de Ensino - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, 2012; Especialista em Gestão Pública e Sociedade - UFT / UNICAMP, 2012.Mestra do curso de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade PPGEDUC, na Universidade Estadual da Bahia - UNEB.Possui experiência no ensino superior nas modalidades presencias e a distância. Pesquisadora das relações de trabalho na contemporaneidade no movimento de Economia Popular e Solidária e Cooperativismo popular.

Dilson Antônio Rosário dos Santos

Doutor

Atualmente é docente universitário dos cursos de graduação da área das ciências sociais e humanas: Ciências Contábeis e Segurança Privada, além da coordenadoria e docência em cursos de pós-graduação. Exerce tutoria de ensino à distância pela Secretaria Nacional de Segurança Pública desde 2008. Participou de várias bancas examinadoras de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de cursos de graduação e pós-graduação, além da orientação de vários TCC. Tem vários artigos publicados em Internet e em revista escrita. Tem vários materiais didáticos registrados e publicados (DVD e módulos) sobre meio ambiente. É escritor com 06 livros publicados, sendo 05 na área ambiental e 01 na área de metodologia da pesquisa.

Morjane Armstrong Santos Miranda

Doutora

Bacharel em Secretariado Executivo pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, concluída em dezembro de 2007; bacharel em Administração pela Estácio, concluída em outubro de 2016; especialista em Relações Internacionais pela UFBA, concluída em junho de 2009; mestre em Administração pela UFBA, concluída em março de 2013; doutora em Administração, concluída em abril de 2018. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Política e Administração em Ciência e Tecnologia - NACIT/UFBA; consultora/instrutora em Gestão da Inovação, Planejamento Estratégico, Criatividade e Inteligência Coletiva; e docente em ensino superior.

Bianca Daebs Seixas Almeida

Doutoura

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia-FACED; Mestra em História Social pela Universidade Federal da Bahia/FFCH; graduada em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia-FFCH, Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Dom Pedro II, Bacharelado em Teologia pela Faculdade Batista Brasileira e Bacharelado em Direito pela Faculdade Dom Pedro II. Pós graduada em Ética e Cidadania pela EST-RS e em Teologia e Cultura pela Faculdade Batista Brasileira. É professora da Faculdade Dom Pedro II, Professora Substituta no Curso de Pedagogia da FACED/UFBA. Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização no Ensino de Filosofia para o ensino Médio UFBA-UAB. Tem experiência na área de Educação, Filosofia, História, Direito e Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Superior, Relações de Gênero e Sexualidades, Educação e Relações Étnico-Raciais, Ética, Direitos Humanos e Cidadania.

Monica Menezes Coutinho

Mestre

Possui Mestrado em Administração Estratégica pela Universidade Salvador, Especialista em Organização Sistemas e Métodos pela Universidade Federal da Bahia, Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia, Bacharel em Direito pelo Centro Integrado Metropolitano Estácio de Sá Bahia. Atualmente é Professora da Faculdade Dom Pedro II e Fundação Bradesco. Leciona nos cursos de Administração, Recursos Humanos, Contabilidade e Direito. Experiência mercadológica em empresas de grande porte e multinacional há mais de vinte anos nos segmentos: Petroquímico, Varejo, Construção Civil e de Transportes Públicos, assim como no segmento educacional.

Rosangela Malaquias D'Amorim

Especialista

Especialista em Gestão de Pessoas - Unijorge / Pós graduada em Psicologia Organizacional - UNIARA-SP/ Licenciatura em Pedagogia - FJAV-SE Bacharela em Administração com ênfase em Marketing - FTE/ Coordenadora do curso de CST Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Dom Pedro II grupo UNIDOM. Ministrando aulas de graduação e Pós graduação. Consultora na área de Gestão de Pessoas (Recrutamento e Seleção, T&D, etc). Experiência de 32 anos, atuando nas áreas comercial, financeira, operacional, em empresas nacionais e multinacionais do segmento Bancário, Financeiro e Call Center, e mais 12 anos em Instituição de ensino como Professora de Graduação e Pós graduação e Professora Assistente: Dir. de Desenvolvimento e Expansão; Coordenadora de Atividades Complementares e Extensão. Trabalhou em empresas como Unibanco S.A, HSBC S.A, BBV S.A, Open Way Soluções em Comunicação Ltda, BPN Soluções Financeiras.

Francisco de Salles Marques da Silva

Mestre

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS (1981) e mestrado em Gestão Integrada de Organizações pela Universidade do Estado da Bahia UNEB (2004). Mestrado profissionalizante em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairu, FVC (2008) Brasil. Atuou na área financeira ocupando a função gerencial. Atualmente é professor do curso de Graduação da Instituição Baiana de Ensino Superior na área de Economia. Autor do capítulo de livro publicado, 2017- Administração sem fronteiras volume II.

Mensalidade do curso

R$ 627.00
Cursos com nota 4 MEC
Entre as melhores do Brasil
Melhor custo
Estrutura 8 SEMESTRES
CARGA HORÁRIA 3000 HORAS
MODALIDADE PRESENCIAL
Graduação

NOSSA

ESTRUTURA

O Centro Universitário Dom Pedro II oferta cursos em seus 6 campi no bairro do comércio, em Salvador, além de unidades em Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães e Jequié na Bahia e Lagarto em Sergipe. São graduações em bacharelado, licenciatura e tecnólogo com conceitos entre bom e ótimo no MEC. Ambiente confortável, biblioteca física e virtual com mais de 16.000 títulos, laboratórios equipados e corpo docente qualificado.

QUALIDADE

ACADÊMICA

Estudando no Centro Universitário Dom Pedro II o acadêmico terá a sua disposição uma matriz curricular completa, com ênfase em empreendedorismo; professores mestre e doutores, com currículo internacional; cursos bem avaliados no MEC; material didático elaborado por especialistas da área; modelo pedagógico compatível com as melhores universidades do mundo; e laboratórios equipados para a melhor experiência prática do curso, preparando o profissional para o mercado de trabalho.

NOSSAS

PARCERIAS

Para facilitar o acesso ao ensino superior, o Centro Universitário Dom Pedro II busca parcerias e convênios para ofertar os melhores cursos do mercado educacional, com políticas de descontos especiais.


Abra um chat
Posso te ajudar?
Skip to content