Unidompedro - Salvador
Educação A Distância
Educação Presencial
VLibras
Unidom

Direito

Direito é a ciência que estuda as normas legais vigentes de um país para regulamentar e propor a defesa dos interesses de pessoas físicas ou jurídicas nas mais diversas demandas. Para exercer as carreiras jurídicas públicas ou privadas, inclusive acadêmica, o estudante deve obter diploma de Bacharel em Direito entre outros pré-requisitos.

Sobre o
curso
inscrições
abertas

BACHARELADO

Autorização: Portaria nº 422, de 03 de fevereiro de 2006
Reconhecimento: Portaria nº 248, de 31 de maio de 2013
Renovação de reconhecimento: Portaria nº 268, de 3 de abril de 2017

Direito é a ciência que estuda as normas legais vigentes de um país para regulamentar e propor a defesa dos interesses de pessoas físicas ou jurídicas nas mais diversas demandas. Para exercer as carreiras jurídicas públicas ou privadas, inclusive acadêmica, o estudante deve obter diploma de Bacharel em Direito entre outros pré-requisitos.

O curso de graduação tem duração de cinco anos e é presencial. Nossos professores são mestres e doutores experientes e que atuam no mercado de trabalho, viabilizando uma excelente interação entre teoria e prática na capacitação dos alunos para prestação de serviços a sociedade.

Nossa matriz curricular apresenta uma grade de disciplinas equilibrada e de formação humanística, formação técnica e aplicação prática que permite que o aluno vivencie a profissão desde o 7º semestre no nosso Núcleo de Prática Jurídica.

Após a graduação é possível especializar-se nas áreas de Direito do Consumidor, Direito Ambiental, Direito Imobiliário, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Comercial, Direito Trabalhista e Previdenciário, Direito Tributário entre outros.

O bacharel em Direito move a ordem jurídica a favor de seus interesses, analisando as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis.

O mercado de trabalho é promissor. O profissional aprovado pelo exame da OAB poderá atuar como advogado, mas o trabalho não se restringe a advogar. O bacharel em Direito também poderá seguir a carreira jurídica, se aprovado em um concurso público, para trabalhar como juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia.

Sem. Disciplina C.H.
Filosofia Geral e Jurídica 60 horas
Sociologia Geral e Jurídica 60 horas
Introdução ao Estudo do Direito 60 horas
Teoria Geral do Estado 60 horas
Leitura e Produção Textual 60 horas
Ética Geral 60 horas
Empreendedorismo 60 horas
D. Constitucional – Teoria da Constituição e Direitos Fundamentais 60 horas
Economia 60 horas
Psicologia Jurídica 60 horas
Teoria Geral do Direito Civil 60 horas
Teoria Geral do Direito Penal 60 horas
D. Constitucional – Organização do Estado e separação dos poderes 60 horas
D. Civil - Negócio Jurídico 60 horas
D. Penal – Teoria do Delito e da Pena 60 horas
Teoria Geral do Processo 60 horas
Teoria da Argumentação 60 horas
Criminologia 60 horas
D. Constitucional – Processo Constitucional 60 horas
D. Civil – Obrigações 60 horas
D. Penal – Crimes em Espécie I 60 horas
Processo Civil - Conhecimento 60 horas
D. Humanos e Cidadania 60 horas
D. Internacional Público 60 horas
D. Civil - Direitos Reais 60 horas
D. Penal – Crimes em Espécie II 60 horas
Processo Civil - Recursos 60 horas
D. Civil -Teoria Geral dos Contratos 60 horas
Processo Penal – Teorias e Princípios 60 horas
Teoria Geral do D. Administrativo 60 horas
Bioética 60 horas
D. Penal – Direito Penal Especial 60 horas
Processo Civil – Execução 60 horas
D. Administrativo – Administração Pública 60 horas
D. Empresarial – Teoria Geral da Empresa 60 horas
Processo Penal – Procedimental 60 horas
D. Civil - Família 60 horas
D. Empresarial – Direito Cambiário e Contratos Empresariais 60 horas
D. Civil - Contratos em Espécie e Responsabilidade Civil 60 horas
Metodologia Jurídica 60 horas
Direito Individual do Trabalho 60 horas
D. da Criança e do Adolescente 60 horas
D. Civil - Sucessões 60 horas
D. Empresarial – Falimentar 60 horas
Direito Coletivo do Trabalho 60 horas
Processo do Trabalho 60 horas
Teoria Geral do Direito Tributário 60 horas
Prática Cível 60 horas
D. Tributário – Tributos em Espécie 60 horas
Trabalho de Conclusão de Curso 60 horas
D. Eleitoral 60 horas
Prática Trabalhista 60 horas
D. Consumidor 60 horas
D. Ambiental 60 horas
10º
Prática Penal 60 horas
Optativa 60 horas
Gestão de Conflitos 60 horas
D. Internacional Privado 60 horas
D. Previdenciário 60 horas
Ética Profissional 60 horas
Optativas
Tópicos Especiais em Processo Civil
Tópicos Especiais em Direito Penal
Informática aplicada à produção científica
Processo de Negociação
Prática do Consumidor
Libras
Leitura e Redação de Textos Acadêmicos
Atividades Complementares
Atividades Complementares 200 horas

Sergio Ramos Cardoso

Mestre

Mestre em Direito pela Universidade de Lisboa/PT (revalidado pela UFPE), Especialista em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Lisboa/PT, Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador. Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Professor na Faculdade Dom Pedro II. Advogado inscrito na OAB/BA.

Osvaldo de Oliveira Bastos Neto

Mestre

Bacharel em Direito -FBB, Bacharel em Ciências Sociais - UFBa; Mestre em Sociologia - UFBa; Professor universitário e de faculdades; Atualmente leciona em cursos de graduação: Direito e Serviço Social; Leciona em cursos de pós-graduação: Agência Brasileira de Análise Criminal - ABACRIM, Curso de Especialização em Segurança Pública - (CESP-PMBa), Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública - (CGESP-PMBa); Autor de Livros especializados, artigos acadêmicos e crônicas. Coordenador do Observatório de Estudos Criminais - Salvador - Ba. Coordenador do Curso de Pós-graduação em Ciências Criminais e Sistema Prisional - Dom Petrum

Alessandra Moreira Branco

Especialista

Possui graduação em Direito pela Faculdade Baiana de Direito. Advogada devidamente inscrita na OAB/BA com experiência na área de Direito Civil, com ênfase em Direito Empresarial. Desempenhou função como Coordenadora Adjunta do Curso de Direito na Faculdade Dom Pedro II. Facilitadora em Justiça Restaurativa capacitada pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Hodiernamente atua como Coordenadora do Cejusc e Professora de Direito Civil e Direito Empresarial do Grupo Unidom.

Carlos Alberto José Barbosa Coutinho

Mestre

Advogado, graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), pós-graduado em Processo Civil pelo Juspodivm e Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade - PPGEISU/ IHAC/ UFBA. Professor da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Faculdade São Salvador, Faculdade Dom Pedro II, Faculdade 2 de Julho, FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências) e do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado da Bahia (CFO-PMBA). As linhas de Pesquisa do seu interesse são a Teoria Geral do Direito, Direito Processual Civil , este com ênfase na análise de decisões judiciais nas demandas de saúde e acesso à justiça. Atualmente é advogado e sócio do escritório Coutinho e Cardoso Advocacia e Consultoria Foi pesquisador jr. do Grupo de Pesquisa Epistemes da Subjetividade, do Programa do Mestrado/ Doutorado em Família na Sociedade Contemporânea da UCSAL.

Maria Ivoneide da Silva

Doutora

Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Administração Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (USO-RJ), graduada em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB).Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em: Linguagem e Produção Textual, atuando como docente no Ensino Superior em vários cursos das Faculdades Dom Pedro II e São Bento. Membro do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL.

Liberato Menezes Dourado

Especialista

Possui graduação em Direito pela Faculdade Dom Pedro II BA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Processual Penal. Foi aprovado na avaliação da OAB quando ainda cursava o 9º período da faculdade, o que de acordo com a legislação específica deu-lhe condições de após a colação de grau inscrever-se nos quadros da seccional do Estado da Bahia, estando devidamente inscrito sob o nº 36.944/BA. Pós Graduado em Direito e Processo Penal. Foi chefe da Casa Civil da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (1993), em 1994, fez parte da assessoria do Governador do Estado da Bahia, onde permaneceu até 1997, antes de ser nomeado Secretário Particular do Prefeito de Salvador, Bahia (1997 a 2004). É associado a AACB (Associação dos Advogados Criminalistas da Bahia) e ao IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais). A mais conceituada Instituição da defesa das ciências criminais na América Latina. Professor Titular do grupo UNIDON, atualmente das disciplinas Direito Penal III, Direito Processual Penal II, Prática Jurídica II (Penal), Direito do Trabalho, Direito Introdutório e Empresarial e Estatuto da Crianca e do Adolescente (ECA) da Faculdade Dom Pedro II em Salvador - BA. Ministra aulas na Pós Graduação da Faculdade Dom Pedro II em Salvador - BA.

Josinete Leal

Mestre

Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Faculdade Visconde de Cairu - FVC. Possui especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2005) e em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades de Tecnologias - UHTL (2002). Graduação em Filosofia - Licenciatura pela Universidade Católica do Salvador (1999). Atualmente é professora da Faculdade Dom Pedro II. Tem experiência na área de Filosofia, Sociologia, Antropologia e Metodologia Científica.

Luciana dos Santos da Cruz

Mestre

Mestrado em Educação na linha Filosofia da Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, Professora e Advogada,tendo sua atuação voltada principalmente para as seguintes áreas: Cível, Empresarial, além de Educação, Filosofia e Ética.

Laêmisson Santos de Oliveira

Especialista

Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2005). Pós Graduado em Direito do Estado pela Faculdade UNYAHNA/JUSPODIVM. Pós Graduado em Gestão na Segurança Pública pela Universidade do Estado da Bahia/APM. Professor da Pós-Graduação em Ciências Criminais do Curso JUSPETRUM. Professor do Curso de Direito da Faculdade Dom Pedro II, nas disciplinas Direito Processual Penal e Direito Penal. Professor do Curso de Formação de Oficiais da Academia da Polícia Militar, nas disciplinas Direito Processual Penal, Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar e Direito Administrativo Militar. Atualmente exerce a função de Coordenador Jurídico na Assessoria Jurídica do Comando-Geral da Polícia Militar. Experiência de mais de dez anos atuando na área jurídica da PMBA, na Corregedoria da PMBA.

Francisco de Salles Marques da Silva

Mestre

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana UEFS (1981) e mestrado em Gestão Integrada de Organizações pela Universidade do Estado da Bahia UNEB (2004). Mestrado profissionalizante em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Visconde de Cairu, FVC (2008) Brasil. Atuou na área financeira ocupando a função gerencial. Atualmente é professor do curso de Graduação da Instituição Baiana de Ensino Superior na área de Economia. Autor do capítulo de livro publicado, 2017- Administração sem fronteiras volume II.

Gabriel Dourado Dias

Especialista

Graduado em Direito pela UFBA. Especialista em Direito Público pela Unyahna Instituto de Educação Superior. Advogado, com ênfase na área de direito público. Professor da Faculdade Dom Pedro II.

Jacqueline Andrade da Silva

Especialista

Graduada Direito e em Letras pela Universidade Católica do Salvador. Professora de Direito Trabalhista e Direito Previdenciário no curso de Direito, é coordenadora do Trabalho de Conclusão de curso de Direito da Faculdade da Direito do grupo Unidom (Faculdade do Pedro SEgundo). Especialista em: Direito do Trabalho e Previdenciário; Metodologia do Ensino Superior; Novas Abordagens para o Ensino de Gramática e Texto; Gestão de Instituição de Ensino Superior; MBA em Engenharia de Produção com Ênfase em Inteligência Organizacional. No exercício da docência há 25 anos. Lecionou as disciplinas: Teoria Geral do Estado, Filosofia Jurídica, Sociologia Jurídica, Ética, Ética Profissional, Teoria da Argumentação jurídica, Metodologia da Pesquisa Jurídica. Lecionou as discilinas: Língua Portuguesa, Português Forense; Redação Jurídica; Comunicação Organizacional; Redação Técnica e Oficial; Oratória; Oratória para Professores; Metodologia Científica; Linguagens e Comunicação; Estágio Supervisionada. É revisora e normalizadora da Revista Brasileira de Administração Política - REBAP- da Escola de Administração da UFBA. Implantou e coordenou o Núcleo de Estudo de Língua Portuguesa da Faculdade da Cidade do Salvador. Coordenou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Administração da FCS. Professora da Pós-Gradução da Visconde de Cairu, da Faculdade Maurício de Nassau e da Faculdade da Cidade do Salvador. Foi Consultora Pedagógica e Planejamento da FTC, responsável pelo planejamento, gravação e condução da disciplina virtual, Linguagens e Comunicação, oferecida pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).Professora de Legislação Trabalhista e Estatuto do Idoso do Curso Cuidador de Idosos (Faculdade da Cidade do Salvador)

Mensalidade do curso

R$ 1.100
Cursos com nota 4 MEC
Entre as melhores do Brasil
Melhor custo
Estrutura 10 SEMESTRES
CARGA HORÁRIA 3800 HORAS
MODALIDADE PRESENCIAL
Graduação

NOSSA

ESTRUTURA

O Centro Universitário Dom Pedro II oferta cursos em seus 6 campi no bairro do comércio, em Salvador, além de unidades em Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães e Jequié na Bahia e Lagarto em Sergipe. São graduações em bacharelado, licenciatura e tecnólogo com conceitos entre bom e ótimo no MEC. Ambiente confortável, biblioteca física e virtual com mais de 16.000 títulos, laboratórios equipados e corpo docente qualificado.

QUALIDADE

ACADÊMICA

Estudando no Centro Universitário Dom Pedro II o acadêmico terá a sua disposição uma matriz curricular completa, com ênfase em empreendedorismo; professores mestre e doutores, com currículo internacional; cursos bem avaliados no MEC; material didático elaborado por especialistas da área; modelo pedagógico compatível com as melhores universidades do mundo; e laboratórios equipados para a melhor experiência prática do curso, preparando o profissional para o mercado de trabalho.

NOSSAS

PARCERIAS

Para facilitar o acesso ao ensino superior, o Centro Universitário Dom Pedro II busca parcerias e convênios para ofertar os melhores cursos do mercado educacional, com políticas de descontos especiais.


Abra um chat
Posso te ajudar?
Skip to content