Unidompedro - Salvador
Educação A Distância
Educação Presencial
VLibras
Unidom

Enfermagem

Enfermagem é a ciência que estuda a vida com intuito de manter e restabelecer a saúde das pessoas e tem na sua essência e especificidade o cuidado e assistência ao ser humano.

Sobre o
curso
inscrições
abertas

BACHARELADO

Autorização: Portaria nº 913, de 13 de novembro de 2006
Reconhecimento: Portaria nº 307, de 27 de dezembro de 2012
Renovação de reconhecimento: Portaria nº 821, de 30 de dezembro de 2014

Enfermagem é a ciência que estuda a vida com intuito de manter e restabelecer a saúde das pessoas e tem na sua essência e especificidade o cuidado e assistência ao ser humano.

Para exercer a profissão o estudante deve obter o diploma de ensino superior e logo após registrar-se no Conselho Regional do estado onde encontra-se domiciliado.

A profissão de Enfermagem no Brasil é regulamenta pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e na Bahia pelo Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN).

O curso de graduação tem duração de cinco anos e é presencial. Nossos professores são mestres e doutores que atuam no mercado de trabalho e estão aptos para capacitar os alunos para prestação de serviços de saúde.

Nossa matriz curricular abrange disciplinas e permite que o aluno vivencie integralizações clínicas desde o 1º semestre, realize atividades transdisciplinares voltadas para a aplicação dos conhecimentos adquiridos e práticas clínicas em campo a partir do 5º semestre.

Oferecemos estágio curricular em hospitais e clinicas que são referência em saúde e somos a única instituição a possibilitar o estágio em todos os turnos, incluindo finais de semana.

Após a graduação é possível especializar-se nas áreas de Enfermagem Geriátrica, Enfermagem Médico – Cirúrgica, Enfermagem Obstétrica, Enfermagem Pediátrica, Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem de Resgate, Enfermagem de Saúde Pública, Enfermagem do Trabalho, Ensino, Gestão da qualidade, Gestão de Projetos e Pesquisa Clínica.

O profissional graduado em Enfermagem integra-se ao grupo das 14 categorias denominadas de “Profissionais de Saúde” que compõem a equipe multiprofissional preconizada pelo Sistema Único de Saúde – SUS – conforme a Resolução CNS nº 218/1997.

O Enfermeiro atua na proteção, recuperação e prevenção de doenças e é indispensável em todas as áreas de prestação de serviços de saúde.

O bacharel em Enfermagem é o profissional de saúde com formação generalista e pluralista com o firme compromisso com a promoção da saúde, a partir de um exercício profissional crítico, norteado por pressupostos científicos e princípios éticos que garantam uma assistência de qualidade, assumindo assim uma atitude empreendedora, que possibilite o desenvolvimento de ações em nível individual e coletivo.

O profissional poderá ocupar vagas em atendimento pré-hospitalar e domiciliar, ambulatórios, consultórios, centros de reabilitação, postos de saúde, unidades de saúde da família, hospitais gerais e especializados, instituições de ensino, instituições de pesquisa, órgãos normativos e fiscalizadores da profissão, creches, berçários, asilos, abrigos, indústrias, entre outros.

Sem. Disciplina C.H.
Ciências Morfofuncionais I 80 horas
Histobiologia 80 horas
Biossegurança 80 horas
Leitura e Produção Textual 80 horas
Enfermagem e Ciência 40 horas
Ciências Morfofuncionais II 80 horas
Estudos Sociais e Culturais 40 horas
Estatística 40 horas
Bioquímica Clínica e Metabólica 80 horas
Enfermagem em Doenças Transmissíveis 40 horas
Epidemiologia 40 horas
Projeto I – Fundamentos De Enfermagem 40 horas
Ciências Morfofuncionais III 80 horas
Enfermagem e Contexto Profissional 40 horas
Vigilância à Saúde 80 horas
Relação Ambiente Parasito e Microorganismos I 40 horas
Biofísica Clínica 40 horas
Políticas de Saúde 80 horas
Ciências Morfofuncionais IV 80 horas
Relação Ambiente Parasito E Microorganismos II 40 horas
Ética e Bioética 40 horas
Fundamentos Técnicos e Semiológicos em Enfermagem I 120 horas
Educação em Saúde 40 horas
Projeto II – Assistência de Enfermagem 40 horas
Optativa 40 horas
Fundamentos Técnicos e Semiológicos em Enfermagem II 160 horas
Enfermagem na Saúde Mental 40 horas
Farmacologia 40 horas
Enfermagem na Saúde Coletiva 80 horas
Enfermagem em Saúde Ocupacional 40 horas
Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso 160 horas
Empreendedorismo 80 horas
Auditoria em Saúde 80 horas
Gerenciamento e Administração em Enfermagem 40 horas
Projeto III – Administração de Enfermagem 40 horas
Enfermagem em Urgência e Emergência 120 horas
Enfermagem Cirúrgica, Bloco Cirúrgico e Central de Material Esterilizado 160 horas
Tecnologias em Saúde 80 horas
Psicologia em Saúde 40 horas
TCCI 40 horas
Enfermagem na Saúde da Mulher e Neonato 160 horas
Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente 120 horas
Imaginologia 40 horas
Interpretação de Exames Laboratoriais 40 horas
Projeto IV – Ensino Em Enfermagem 40 horas
TCC II 40 horas
Estágio Curricular I – A 80 horas
Estágio Curricular I – B 80 horas
Estágio Curricular I – C 80 horas
Estágio Curricular I – D 80 horas
Estágio Curricular I – E 80 horas
10º
Estágio Curricular II – A 200 horas
Estágio Curricular II – B 200 horas
Optativas
Libras
Genética
Inglês Instrumental
Tópicos Especiais
Atividades Complementares
Atividades Complementares 80 horas

Carlos Antonio Neves Junior

Mestre

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2002). Mestre em Geologia pela UFBA (2013). Docente da Universidade Católica do Salvador, ministrando aulas de Patologia Geral. Atuou como docente no curso de Licenciatura em Biologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências - EAD, ministrando aulas de Zoologia Geral e Comparada I. Ministra aulas das disciplinas Biologia Celular, Molecular e Genética, Histologia e Embriologia e Fisiopatologia na Faculdade Dom Pedro II. É professor de Biologia e Ciências Naturais no Governo do Estado da Bahia desde 1997, mantendo vínculo junto ao EMITec (Ensino Médio com Intermediação Tecnológica), como Coordenador da Secretaria. Tem experiência na área ensino com intermediação tecnológica, em atividades de campo nos ambientes estuarinos e bentônicos.

Jules Ramon Brito Teixeira

Doutor

Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA) (2018); Mestre em Enfermagem e Saúde, área de concentração em Saúde Pública, pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) (2013); Especialista em Urgência e Emergência em Saúde pela Faculdade Guanambi (2012); Graduado em Enfermagem pela UESB (2006). Possui experiência profissional em coordenação e assistência de enfermagem na área hospitalar, coordenação e assistência de enfermagem em Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), de enfermeiro da Estratégia Saúde da Família, como Secretário Municipal de Saúde e como professor universitário. Possui experiência docente e de orientações em TCC. Membro do grupo de pesquisa "Grupo Interdisciplinar sobre o Cuidado à Saúde Cardiovascular" (GISC/UFBA), atuando nas linhas de pesquisa de "Fatores de risco cardiovascular: prevenção e controle" e "Cuidados à saúde e Qualidade de Vida". Atualmente é revisor ad hoc de periodperi brasileiros e internacionais. Possui experiência nas áreas relacionadas à Saúde do Trabalhador, Saúde Cardiovascular, Qualidade de Vida, Saúde do Adulto e Saúde do Homem.

Luzia Barbosa Araújo

Mestre

Thiago Luís Cardoso Nascimento

Mestre

Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, Bacharel em Enfermagem pela Universidade Tiradentes, Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Tiradentes, Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva pela Universidade Tiradentes e Secretária Municipal de Saúde de Aracaju (Incompleta). Atualmente Enfermeiro da Maternidade Climério de Oliveira da Universidade Federal da Bahia, Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e membro indicado da Comissão de Gerenciamento de Resíduos da Saúde; Supervisor da Residência em Obstetrícia e Tutor do curso de preceptoria em saúde da citada maternidade, Professor da Pós Graduação; UNIJORGE e FTC ; E da Graduação da Faculdade Dom Pedro II, onde atua como coordenador da extensão e TCC. Escritor da Editora Sanar, na perspectiva de questões de concurso. Trabalha com as seguintes temáticas: Gestão em Serviços Púbicos de Saúde, Saúde do Homem, Saúde da Mulher, Saúde Comunitária, Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Educação em Saúde, Bioética da Enfermagem, Saúde do Idoso.

Shirley Mitani

Especialista

Possui graduação em Especialização pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (2014) e graduação em ENFERMAGEM - Estácio de Sá-Fib (2010). Atualmente é docente e coordenadora adjunta do Curso de Enfermagem na Faculdade Dom Pedro II. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional

Edvana dos Santos Ferreira

Mestre

Possui graduação em pela Universidade Católica do Salvador (1990) e mestrado pela Fundação Oswaldo Cruz (1999). Atualmente é Professora Universidade Católica do Salvador em disciplinas do Eixo Básico - BMF I e Microbiologia. Tem experiência na área de Análises Clínicas, com trabalhos desenvolvidos na área de Imunorregulação e Microbiologia - Tuberculose Pulmonar. Mestre pela FIOCRUZ/UFBa. Professora na Faculdade Dom Pedro Segundo - Biologia Celular e Bioquímica Clínica e Metabólica.

Júlio Cézar da Silva Barbosa

Mestre

Mestre em Educação e Contemporaneidade PPGEduC/UNEB (2013). Vinculado ao Grupo de Pesquisa Família, Auto (Biografia) e Poética - UCSAL. Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica FACED/UFBA (2006). Estágio supervisionado do Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional no Colégio Antonio Vieira ( EJACAV) de agosto a setembro de 2006. Estágio supervisionado do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica no Centro de Educação Especial da Bahia ( CEEBA ) de outubro a novembro de 2006. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC no Projeto de Pesquisa: A variação no uso das orações adjetivas no contexto afrobaiano - Instituto de Letras - UFBA, Responsável Prof. Dr. Iracema Luiza de Souza (2001- 2003). Licenciado em Letras Vernáculas pela UFBA (2000.1 - 2003.2). Professor de Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa I e II, Literatura para Crianças e Jovens, Leitura e Produção de Textos, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia); Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Supervisionado I e II, História da Língua Portuguesa no Brasil e Produção de Texto (curso de Letras). Professor do PARFOR/UNEB - Leitura e Produção de Texto, Ensino de Língua Portuguesa, Educação do Campo (2010, 2011, 2014, 2015); PARFOR/UFRB - Leitura e Produção de Texto, Prática de Língua Portuguesa, Alfabetização e Letramento. Professor da Educação Básica (2000-2011). De 2008 até a presente data atua como Professor nos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade Dom Pedro II.

Maria Ivoneide da Silva

Doutora

Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Administração Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (USO-RJ), graduada em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB).Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em: Linguagem e Produção Textual, atuando como docente no Ensino Superior em vários cursos das Faculdades Dom Pedro II e São Bento. Membro do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL.

Anna Lúcia Marchesini

Mestre

Mestre em Psicologia Clinica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) com ênfase em Teoria Winnicottiana do amadurecimento humano. Especialista em Docência e Gestão na Educação a Distancia pela Estácio. Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade São Bento da Bahia - grupo Unidom. Psicóloga atuante do NAAP - Núcleo de acessibilidade e apoio psicopedagógico do grupo Unidom. Membro integrante do Comitê de Ética e Pesquisa do Grupo Unidom. Docente da Faculdade Dom Pedro Segundo nos cursos de Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Segurança do Trabalho. Docente na Faculdade São Bento nos cursos de Filosofia e Psicologia. Psicóloga Clinica no Instituto Ativa - Consultório de Psicologia. Docente nos cursos de Pós graduação de Metodologia do Ensino Superior, Psicologia Social - Ação e Atenção Psicossocial, Psicologia da Saúde e Hospitalar, Atenção Psicossocial e Saúde Mental.

Mensalidade do curso

R$ 1135.00
Cursos com nota 4 MEC
Entre as melhores do Brasil
Melhor custo
Estrutura 10 SEMESTRES
CARGA HORÁRIA 4000 HORAS
MODALIDADE PRESENCIAL
Graduação

NOSSA

ESTRUTURA

O Centro Universitário Dom Pedro II oferta cursos em seus 6 campi no bairro do comércio, em Salvador, além de unidades em Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães e Jequié na Bahia e Lagarto em Sergipe. São graduações em bacharelado, licenciatura e tecnólogo com conceitos entre bom e ótimo no MEC. Ambiente confortável, biblioteca física e virtual com mais de 16.000 títulos, laboratórios equipados e corpo docente qualificado.

QUALIDADE

ACADÊMICA

Estudando no Centro Universitário Dom Pedro II o acadêmico terá a sua disposição uma matriz curricular completa, com ênfase em empreendedorismo; professores mestre e doutores, com currículo internacional; cursos bem avaliados no MEC; material didático elaborado por especialistas da área; modelo pedagógico compatível com as melhores universidades do mundo; e laboratórios equipados para a melhor experiência prática do curso, preparando o profissional para o mercado de trabalho.

NOSSAS

PARCERIAS

Para facilitar o acesso ao ensino superior, o Centro Universitário Dom Pedro II busca parcerias e convênios para ofertar os melhores cursos do mercado educacional, com políticas de descontos especiais.


Abra um chat
Posso te ajudar?
Skip to content