Unidompedro - Salvador
Educação A Distância
Educação Presencial
VLibras
Unidom

Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção é a área responsável por manter a matéria-prima, os recursos humanos, financeiros e materiais funcionando em perfeita harmonia para reduzir custos e otimizar a produção das empresas.  

Sobre o
curso
inscrições
abertas

BACHARELADO

Autorização: Portaria nº 209, de 27 de março de 2014

A Engenharia de Produção é a área responsável por manter a matéria-prima, os recursos humanos, financeiros e materiais funcionando em perfeita harmonia para reduzir custos e otimizar a produção das empresas.

Para exercer a profissão, o estudante deve obter o diploma de ensino superior e logo após registrar-se no Conselho Regional do estado onde se encontra domiciliado.

A profissão de Engenheiro no Brasil é regulamentada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e na Bahia pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA).

O curso de graduação tem duração de cinco anos e é presencial. Nossos professores são mestres e doutores que atuam no mercado de trabalho.

Nossa matriz curricular abrange disciplinas de ciências exatas, criatividade e de desenvolvimento humano e permite que o aluno vivencie a profissão desde o início do curso com aulas teóricas integradas a parte prática.

Após a graduação, o engenheiro pode se especializar nas áreas de gestão de qualidade, produção e tecnologia, planejamento da produção, logística, e processos produtivos, entre outros.

O Bacharel em Engenharia de Produção representa o ponto de união entre a área administrativa e técnica da empresa, ele pode se dedicar a desenvolver atividades como economia empresarial, planejamento e controle, simulação de processos ou engenharia do trabalho.

O mercado para a área de Engenharia Produção tem se mostrado muito promissor, devido a formação ampla do profissional e um sólido conhecimento cientifico, o Engenheiro de Produção está apto a assumir cargos em diversos tipos de empresas.

O bacharel em Engenharia de Produção poderá trabalhar no setor público ou privado, empreender e abrir seu próprio negócio, muitos profissionais dessa área se associam para fundar novas empresas, além de prestar consultorias e se dedicar a docência.

Sem. Disciplina C.H.
Desenho técnico I 60 horas
Geometria analitica 60 horas
Introdução à engenharia 60 horas
Leitura e produção textual 60 horas
Cálculo integral e diferencial I 60 horas
Física geral e experimental I 60 horas
Geometria descritiva 60 horas
Química geral e tecnológica 60 horas
Cálculo integral e diferencial II 60 horas
Algebra linear 60 horas
Física geral e experimental II 60 horas
Algoritmo e programação 60 horas
Cálculo integral e diferencial III 60 horas
Estática das estruturas 60 horas
Ciências do ambiente 60 horas
Métodos estatísticos 60 horas
Física geral e experimental III 60 horas
Legislação trabalhista e social 60 horas
Mecânica dos sólidos I 60 horas
Cálculo numérico 60 horas
Estratégia da manufatura 60 horas
Modelagem e análise dos processos de produção 60 horas
Organização e avaliação do trabalho 60 horas
Planejamento e controle da produção I 60 horas
Projeto do produto 60 horas
Processos discretos e contínuos de produção 60 horas
Controle estatístico da qualidade 60 horas
Logística I 60 horas
Manufatura celular e flexibilidade produtiva 60 horas
Pesquisa operacional I 60 horas
Planejamento e controle da produção II 60 horas
Sistema de desenvolvimento de produto 60 horas
Empreendedorismo 60 horas
Custos da produção 60 horas
Ferramentas aplicadas ao controle de qualidade 60 horas
Gestão de operações em serviços 60 horas
Logística II 60 horas
Pesquisa operacional II 60 horas
Estágio curricular supervisionado I - prática 60 horas
Análise de investimentos 60 horas
Automação e controle 60 horas
Desenvolvimento de softwares 60 horas
Estágio curricular supervisionado II - prática 60 horas
Gestão da inovação tecnológica 60 horas
Marketing estratégico da produção 60 horas
Ergonomia, sa��de e segurança do trabalho 60 horas
Estágio curricular supervisionado III - prática 60 horas
Projeto integralizador I - TCC 60 horas
Psicologia das relações humanas 80 horas
Projeto de fabrica 60 horas
Tecnologias de informação aplicadas à produção 60 horas
10º
Estágio curricular supervisionado IV - prática 60 horas
Gestão do conhecimento 60 horas
Optativa 60 horas
Tópicos especiais em gestão da produção 60 horas
Gestão de projetos 60 horas
Projeto integralizador II - TCC 60 horas
Optativas
Língua Brasileira de Sinais
Avaliação e Perícias na Construção e Industria
Construções e obras sustentáveis
Tópicos Especiais
Gestão de Pessoas
Atividades Complementares
Atividades Complementares 200 horas

Daniela Santana Musse

Mestre

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (2014). Mestre em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (2017). Tem experiência na área de tecnologia e gestão dos materiais e também em vistorias prediais. Atualmente é coordenadora dos laboratórios de engenharia e segurança do trabalho da Faculdade Dom Pedro II e docente do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Dom Pedro II, lecionando disciplinas de materiais de construção II, tecnologia das construções II, gestão da manutenção entre outras.

Nelson Rios Daltro

Mestre

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pelo Centro Federal da Bahia -CEFET (2007),curso Superior em Tecnologia de Manutenção em Máquinas e Equipamentos pelo Centro de Educação Tecnológica da Bahia (1989),pós graduação em Engenharia de Segurança pela Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC de Salvador (2014),mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande Do Norte(2011). Atualmente é gerente operacional de engenheira - Empresa JP Montagem e Inspeções. Professor Titular do curso de graduação de Engenharia Mecânica pela Universidade UNIJORGE-Salvador.

Paulo Leonardo Lima Ribeiro

Mestre

Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2014) e bacharel em Engenharia de Alimentoe pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) (2011). Apresenta experiência na área de produção biotecnológica e caracterização de biopolímeros bacterianos como copolímeros de polihidroxialcanoatos a partir de co-produtos do processamento industrial do biodiesel; ainda atua na modificação química de nanocristais de celulose, desenvolvimento de nanobiocompósitos poliméricos e microencapsulados de pigmentos antioxidantes. Premiado pela parceria Vale-Capes Ciência e Sustentabilidade (2015) na caráter dissertação de mestrado na temática de aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos.

Roseneia Rodrigues Santos de Melo

Mestre

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (2014). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PPEC/UFBA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Gestão da Construção (GETEC) na Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de gestão de obras: orçamento, planejamento, medição de desempenho, Segurança do Trabalho e Inovação Tecnológica. Professora de Graduação do Curso de Engenharia Civil na Faculdade Dom Pedro II, ministra as disciplinas de geologia aplicada a engenharia, ciência do ambiente e saneamento I.

Hélio Miranda

Especialista

Possui pós graduação em Didática para o Ensino Superior pela UNIBAHIA - Unidade Baiana de Pesquisa, Ensino e Extensão (2003), graduação em Licenciatura Plena em Física pela Faculdade de Ciencias Educacionais (2010) e graduação em Engenharia de Agrimensura pela Escola de Engenharia de Agrimensura (2000). Atualmente é professor e coordenador EAD da Faculdade Dom Pedro II e da faculdade UNIJORGE - Centro Universitário Jorge Amado.Tem experiência nas áreas de Física e Matemática, com ênfase nas disciplinas Física I, Física II, Física III, Mecânica, Resistência dos Materiais I e II, Estática das Construções, Fenômenos de Transportes, Mecânica dos Fluidos, Ciência dos Materiais, Materiais de Construção I e II, Estática I, Estática II, Matemática Aplicada, Cálculo I, Cálculo II, Geometria Analítica I e Álgebra Linear.

Felix Silva Barreto

Mestre

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador (2000), MBA em Projeto, Execução e Controle de Estruturas e Fundações no Instituto de Pós Graduação da Bahia (2015), especialização em Gestão Estratégica Pública pela Universidade Estadual de Campinas (2010), e mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (2006). Atualmente é servidor de carreira (Especialista em meio ambiente e recursos hídricos) do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA. É docente na Faculdade ÁREA1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia e Projetista de Estruturas na 48GX Consultoria e Engenharia LTDA. Tem experiência em recursos hídricos, meio ambiente, e em projeto de estruturas metálicas (com acervo técnico/CREA).

Aryanne Ribas Felix

Mestre

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Jorge Amado. Possui Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia, UFBA, Salvador, Brasil.

Mensalidade do curso

R$ 998.00
Cursos com nota 4 MEC
Entre as melhores do Brasil
Melhor custo
Estrutura 10 SEMESTRES
CARGA HORÁRIA 3640 HORAS
MODALIDADE PRESENCIAL
Graduação

NOSSA

ESTRUTURA

O Centro Universitário Dom Pedro II oferta cursos em seus 6 campi no bairro do comércio, em Salvador, além de unidades em Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães e Jequié na Bahia e Lagarto em Sergipe. São graduações em bacharelado, licenciatura e tecnólogo com conceitos entre bom e ótimo no MEC. Ambiente confortável, biblioteca física e virtual com mais de 16.000 títulos, laboratórios equipados e corpo docente qualificado.

QUALIDADE

ACADÊMICA

Estudando no Centro Universitário Dom Pedro II o acadêmico terá a sua disposição uma matriz curricular completa, com ênfase em empreendedorismo; professores mestre e doutores, com currículo internacional; cursos bem avaliados no MEC; material didático elaborado por especialistas da área; modelo pedagógico compatível com as melhores universidades do mundo; e laboratórios equipados para a melhor experiência prática do curso, preparando o profissional para o mercado de trabalho.

NOSSAS

PARCERIAS

Para facilitar o acesso ao ensino superior, o Centro Universitário Dom Pedro II busca parcerias e convênios para ofertar os melhores cursos do mercado educacional, com políticas de descontos especiais.


Abra um chat
Posso te ajudar?
Skip to content