Unidompedro - Salvador
Educação A Distância
Educação Presencial
VLibras
Unidom

Farmácia

A farmacologia é a ciência que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos. O farmacêutico é o profissional perito no uso de fármacos e medicamentos e todas as suas áreas de atuação são fundamentadas no estudo e no uso da ciência.

Sobre o
curso
inscrições
abertas

BACHARELADO

Autorização: Portaria n° 173, de 07 de março de 2008
Reconhecimento: Portaria n° 700, de 01 de outubro de 2015
Renovação de reconhecimento: Portaria nº 135, de 1º de março de 2018

A farmacologia é a ciência que estuda como as substâncias químicas interagem com os sistemas biológicos. O farmacêutico é o profissional perito no uso de fármacos e medicamentos e todas as suas áreas de atuação são fundamentadas no estudo e no uso da ciência.

Para exercer a profissão o estudante deve obter o diploma de ensino superior e logo após registrar-se no Conselho Regional do estado onde encontra-se domiciliado.

A profissão de Farmácia no Brasil é regulamenta pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e na Bahia pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF BA).

O curso de graduação tem duração de cinco anos e é presencial. Nossos professores são mestres e doutores que atuam no mercado de trabalho e estão aptos para capacitar os alunos para prestação de serviços de saúde.

Nossa matriz curricular abrange disciplinas de Vivências Farmacêuticas, Semiologia Farmacêutica e Cosmetologia e permite que o aluno vivencie a profissão desde o 1º semestre no nosso Centro de Estudos e laboratórios Farmacêuticos.

Após a graduação existem inúmeras opções de especialização entre elas estão Administração Farmacêutica, Administração de Laboratório Clínico, Farmácia Clínica, Biofarmacêutico, Farmácia Hospitalar, Farmácia Oncológica, Farmácia Dermatológica, Farmácia Veterinária e Farmácia Industrial.

O profissional de Farmácia vai estudar a composição e os processos produtivos de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados. É responsabilidade do Farmacêutico preparar medicamentos e produtos de higiene pessoal e comercializar, colaborando com o trabalho de todos os profissionais da saúde. O mercado para os profissionais de Farmácia está em ampla expansão.

Os farmacêuticos poderão desenvolver atividades em diferentes áreas e ocupar vagas em estabelecimentos farmacêuticos, farmácias hospitalares, farmácia comunitária e na indústria farmacêutica. Poderá atuar também na área de análises clínicas e toxicológicas, com produção, controle e análise de alimentos, além de desenvolver pesquisas para preparo de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Sem. Disciplina C.H.
Ciências Morfofuncionais I 80 horas
Introdução às Ciências Farmacêutica 40 horas
Leitura e Produção Textual 80 horas
Matemática Elementar 80 horas
Química Geral 80 horas
Bioquímica 80 horas
Biossegurança 80 horas
Ciências Morfofuncionais II 80 horas
Histobiologia 80 horas
Química Aplicada à Farmácia 40 horas
Relação Ambiente Parasita Microrganismo I 40 horas
Ciências Morfofuncionais III 80 horas
Estudos Sociais e Culturais 40 horas
Farmacobotânica 40 horas
Genética 40 horas
Política de Saúde 80 horas
Química Orgânica I 40 horas
Relação Ambiente Parasita Microrganismo II 40 horas
Segurança de Alimentos 40 horas
Ciências Morfofuncionais IV 80 horas
Ética e Bioética 40 horas
Farmacologia I 80 horas
Farmacotécnica 80 horas
Libras 40 horas
Química Orgânica II 80 horas
Assistência farmacêutica 40 horas
Cosmetologia 40 horas
Deontologia 40 horas
Estatística 40 horas
Farmacognosia 80 horas
Farmacologia II 40 horas
Química Analítica 80 horas
Semiologia Farmacêutica 40 horas
Atenção Farmacêutica 40 horas
Empreendedorismo 80 horas
Farmacoepidemiologia 40 horas
Fitoterapia 40 horas
Química Farmacêutica I 80 horas
Tecnologia Farmacêutica 80 horas
Tópicos Especiais em Farmacologia 40 horas
Bromatologia 40 horas
Clínica Microbiológica e Parasitária 80 horas
Controle de Qualidade de Medicamento 40 horas
Farmácia Hospitalar 40 horas
Fitoterapia Clínica 40 horas
Imunologia Clínica 40 horas
Pesquisa em Farmácia 40 horas
Psicologia em Saúde 40 horas
Química Farmacêutica II 40 horas
Alimentos Funcionais e Nutraceuticos 40 horas
Bioquímica Clínica 40 horas
Citologia Clínica 40 horas
Hematologia Clínica 40 horas
Homeopatia 40 horas
TCC I 40 horas
Tópicos Especiais em Exames Laboratóriais 40 horas
Optativa 40 horas
Estágio Supervisionado I 130 horas
Estágio Supervisionado II 135 horas
Estágio Supervisionado III 135 horas
TCC II 40 horas
10º
Estágio Supervisionado IV 200 horas
Estágio Supervisionado V 200 horas
Optativas
Tecnologia em Saúde
Biofísica Clínica
Tópicos Especiais
Primeiros Socorros
Toxicologia
Atividades Complementares
Atividades Complementares 80 horas

Júlio Cézar da Silva Barbosa

Mestre

Mestre em Educação e Contemporaneidade PPGEduC/UNEB (2013). Vinculado ao Grupo de Pesquisa Família, Auto (Biografia) e Poética - UCSAL. Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica FACED/UFBA (2006). Estágio supervisionado do Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional no Colégio Antonio Vieira ( EJACAV) de agosto a setembro de 2006. Estágio supervisionado do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica no Centro de Educação Especial da Bahia ( CEEBA ) de outubro a novembro de 2006. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC no Projeto de Pesquisa: A variação no uso das orações adjetivas no contexto afrobaiano - Instituto de Letras - UFBA, Responsável Prof. Dr. Iracema Luiza de Souza (2001- 2003). Licenciado em Letras Vernáculas pela UFBA (2000.1 - 2003.2). Professor de Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa I e II, Literatura para Crianças e Jovens, Leitura e Produção de Textos, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia); Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Supervisionado I e II, História da Língua Portuguesa no Brasil e Produção de Texto (curso de Letras). Professor do PARFOR/UNEB - Leitura e Produção de Texto, Ensino de Língua Portuguesa, Educação do Campo (2010, 2011, 2014, 2015); PARFOR/UFRB - Leitura e Produção de Texto, Prática de Língua Portuguesa, Alfabetização e Letramento. Professor da Educação Básica (2000-2011). De 2008 até a presente data atua como Professor nos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade Dom Pedro II.

Camila Carane Bitencourt Brito

Doutora

Farmacêutica, graduada pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Farmácia pelo programa de pós graduação em farmácia da UFBA (PPGFAR-UFBA). Doutora em biotecnologia, pelo programa de pós graduação em biotecnologia da UEFS (PPGBIOTEC). Experiência na área de Química medicinal, Laboratorio de Bioinformatica e Modelagem Molecular e Laboratório de Cristalografia de Macromoléculas (LaBiMM/LaCriMa). Atualmente é professora na Faculdade Dom Pedro II, ministrando disciplinas da área de Química Farmacêutica para o curso de Farmácia.

João Paulo Cotrin Gama da Silva

Mestre

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (2010), habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal da Bahia (2011), Mestrado em Imunologia pelo Programa de Pós-graduação em Imunologia da Universidade Federal da Bahia (2014) e especialização em Farmacologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2012). Tem experiência em pesquisa no Laboratório de Pesquisa em Matérias Médicas e Laboratório de Pesquisa em Imunologia na Faculdade de Farmácia da UFBA. Está cursando Doutorado em Imunologia pelo Programa de Pós-Graduação em Imunologia da Universidade Federal da Bahia. Ministra aula das disciplinas Bioquímica, Bioquímica Clínica, Imunologia e Imunologia Clínica na Faculdade Dom Pedro II.

Mauro José Couto Bitencourt

Mestre

Mestrado em Bioenergia pela FTC, Salvador. Graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (1996). Especializado em Metodologia do Ensino e Pesquisa em Educação pela UNEB (2004). Trabalhou 20 (vinte) anos com controle de qualidade em Laboratório de Análises Químicas. Atualmente é professor de Farmacologia do curso de Farmácia da FTC e da Faculdade Dom Pedro II. Foi professor de Bromatologia, Química Inorgânica e Biofísica da Faculdade Maurício de Nassau Salvador. É professor de Toxicologia do Curso de Farmácia da Faculdade Dom Pedro II. Foi professor do Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho da UNIUBE EAD. Tem experiência na área de Farmácia com ênfase em Ensino e Gestão. Ministra palestras e cursos de atualização.

Cristiane Sampaio Fahning

Doutora

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007), mestrado em Química pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2009) e doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia (2016). Atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de metodologia de extração de compostos orgânicos na biota, desenvolvimento e validação de métodos cromatográficos. Atualmente é professora na Faculdade Dom Pedro II, ministrando disciplinas da área de Química para o curso de Farmácia.

Aline Michele Barbosa Bafica

Doutora

Possui graduação em Farmácia(2003) com habilitação em Análises Clínicas e Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (2007) e mestrado (2007) e doutorado (2012) em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia. Atua na área de imunoparasitologia, com ênfase em imunologia das doenças infecciosas, principalmente no estudo de mecanismos imunorregulatórios da resposta inflamatória. Atualmente é professora na Faculdade Dom Pedro II.

Ione Alves Da Silva Nunes

Especialista

Especialista em Gramática e texto (UNIFACS); e Graduada em Letras com Habilitação em Português, Inglês e Espanhol (UNIJORGE). Já ministrou aulas no curso de Pós-graduação (FETRAB e Dom Pedro II) e atuou como Coordenadora Geral da Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança. Atualmente é servidora pública do município de Camaçari e professora da Faculdade Dom Pedro II. Tem experiência nas modalidades presencial e EaD, nas áreas de Letras, Pedagogia, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem, com ênfase em Literatura para Crianças e Jovens, Normas da ABNT, Comunicação, Leitura e Produção Textual.

Anna Lúcia Marchesini

Mestre

Mestre em Psicologia Clinica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) com ênfase em Teoria Winnicottiana do amadurecimento humano. Especialista em Docência e Gestão na Educação a Distancia pela Estácio. Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade São Bento da Bahia - grupo Unidom. Psicóloga atuante do NAAP - Núcleo de acessibilidade e apoio psicopedagógico do grupo Unidom. Membro integrante do Comitê de Ética e Pesquisa do Grupo Unidom. Docente da Faculdade Dom Pedro Segundo nos cursos de Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Segurança do Trabalho. Docente na Faculdade São Bento nos cursos de Filosofia e Psicologia. Psicóloga Clinica no Instituto Ativa - Consultório de Psicologia. Docente nos cursos de Pós graduação de Metodologia do Ensino Superior, Psicologia Social - Ação e Atenção Psicossocial, Psicologia da Saúde e Hospitalar, Atenção Psicossocial e Saúde Mental.

Mensalidade do curso

R$ 1077.00
Cursos com nota 4 MEC
Entre as melhores do Brasil
Melhor custo
Estrutura 10 SEMESTRES
CARGA HORÁRIA 4000 HORAS
MODALIDADE PRESENCIAL
Graduação

NOSSA

ESTRUTURA

O Centro Universitário Dom Pedro II oferta cursos em seus 6 campi no bairro do comércio, em Salvador, além de unidades em Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães e Jequié na Bahia e Lagarto em Sergipe. São graduações em bacharelado, licenciatura e tecnólogo com conceitos entre bom e ótimo no MEC. Ambiente confortável, biblioteca física e virtual com mais de 16.000 títulos, laboratórios equipados e corpo docente qualificado.

QUALIDADE

ACADÊMICA

Estudando no Centro Universitário Dom Pedro II o acadêmico terá a sua disposição uma matriz curricular completa, com ênfase em empreendedorismo; professores mestre e doutores, com currículo internacional; cursos bem avaliados no MEC; material didático elaborado por especialistas da área; modelo pedagógico compatível com as melhores universidades do mundo; e laboratórios equipados para a melhor experiência prática do curso, preparando o profissional para o mercado de trabalho.

NOSSAS

PARCERIAS

Para facilitar o acesso ao ensino superior, o Centro Universitário Dom Pedro II busca parcerias e convênios para ofertar os melhores cursos do mercado educacional, com políticas de descontos especiais.


Abra um chat
Posso te ajudar?
Skip to content