Unidompedro - Salvador
Educação A Distância
Educação Presencial
VLibras
Unidom

Fisioterapia

A Fisioterapia é a ciência da Saúde que estuda o movimento humano e os distúrbios cinéticos funcionais em órgãos e sistemas do corpo humano, utilizando recursos físicos, naturais e tecnológicos para prevenir, tratar e promover a cura.  

Sobre o
curso
inscrições
abertas

BACHARELADO

Autorização: Portaria nº 34 de 16 de janeiro de 2008
Reconhecimento: Portaria nº 299 de 27 de dezembro de 2012
Renovação de reconhecimento: Portaria nº 135, de 1º de março de 2018

A Fisioterapia é a ciência da Saúde que estuda o movimento humano e os distúrbios cinéticos funcionais em órgãos e sistemas do corpo humano, utilizando recursos físicos, naturais e tecnológicos para prevenir, tratar e promover a cura.

Para exercer a profissão o estudante deve obter o diploma de ensino superior e logo após registrar-se no Conselho Regional do estado onde encontra-se domiciliado.

A profissão de Fisioterapeuta no Brasil é regulamenta pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e na Bahia pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª Região (CREFITO).

O curso de graduação tem duração de cinco anos e é presencial. Nossos professores são mestres e doutores que atuam no mercado de trabalho e estão aptos para capacitar os alunos para prestação de serviços de saúde.

Nossa matriz curricular abrange disciplinas e permite que o aluno vivencie a profissão desde o início do curso com aulas teóricas integradas a parte prática no Hospital de Ensino no subúrbio Ferroviário.

Após a graduação é possível especializar-se nas áreas de Acupuntura, Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Oncológica, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Traumato-Ortopédica, Fisioterapia em Osteopatia, Fisioterapia em Quiropraxia, Fisioterapia em Saúde da Mulher, Fisioterapia em Saúde Coletiva e Fisioterapia em Terapia Intensiva.

O profissional de Fisioterapia é o profissional de saúde responsável pelas ações fisioterapêuticas com significativa atuação na sociedade, sempre em busca da globalidade funcional biopsicossocial do ser humano.

O Fisioterapeuta desenvolve ações de prevenção e reabilitação da saúde e para isso deve ter capacidade de tomar decisões, manter a confidencialidade das informações do paciente, avaliar, planejar e estabelecer etapas do tratamento, selecionando os recursos, métodos e técnicas fisioterapêuticas apropriadas para cada caso.

O Bacharel em Fisioterapia é um profissional com potencialidade para desenvolver atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, consultoria, assessoramento técnico-científico e de gerenciamento de instituições e do seu próprio negocio.

O mercado para o Fisioterapeuta é promissor por possuir amplo campo de atuação como ambulatórios, consultórios, hospitais, indústrias, faculdades e clubes desportistas, tanto no âmbito da prevenção como do tratamento.

O Fisioterapeuta tem ainda a opção de empreender, abrindo o seu próprio negócio e exercendo atividades como pilates, estética ou reabilitação a domicílio.

Sem. Disciplina C.H.
Ciência Morfofuncional I 80 horas
Histobiologia 80 horas
História e Fundamentos da Fisioterapia 40 horas
Ética e Bioética 40 horas
Leitura e Produção Textual 80 horas
Vivências Profissionais em Fisioterapia 40 horas
Ciência Morfofuncional II 80 horas
Biossegurança 80 horas
Biofísica Clínica 40 horas
Anatomia Músculo Esquelética 40 horas
Fisiologia do Exercício 40 horas
Primeiros Socorros 80 horas
Ciência Morfofuncional III 80 horas
Recursos Terapêuticos Manuais - RTM 40 horas
Anatomia Palpatória 40 horas
Cinesiologia e Biomecânica 80 horas
Farmacologia 40 horas
Políticas de Saúde 80 horas
Ciência Morfofuncional IV 80 horas
Eletrotermofototerapia 80 horas
Cinesioterapia 80 horas
Psicomotricidade 40 horas
Estatística 40 horas
Métodos e Técnicas de Avaliação-MTA 80 horas
Psicologia em Saúde 40 horas
Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia 80 horas
Epidemiologia 40 horas
Interdisciplinar I 40 horas
Fisioterapia em Dermatofuncional 40 horas
Fisioterapia em Ortotraumatologia 80 horas
Fisioterapia em Pediatria 40 horas
Interpretação de Exames Laboratoriais 40 horas
Fisioterapia Preventiva 40 horas
Fisioterapia na Saúde da Mulher 40 horas
Imaginologia 40 horas
Fisioterapia em Neurologia 80 horas
Fisioterapia em Respiratória 80 horas
Fisioterapia em Reumatologia 40 horas
Fisioterapia Aquática 40 horas
Fisioterapia na Saude do Trabalhador 40 horas
Fisioterapia na UTI Neonatal e Pediátrica 80 horas
Tecnologias em Saúde 80 horas
Fisioterapia Desportiva 80 horas
Estágio Supervisionado I 40 horas
Interdisciplinar II 40 horas
Fisioterapia na UTI Adulto 80 horas
Estudos Sociais e Culturais 40 horas
Fisioterapia Oncofuncional 40 horas
Estágio Supervisionado II 40 horas
Estágio Supervisionado III 80 horas
Fisioterapia em Cardiovascular 80 horas
Fisioterapia em Proctourologia 40 horas
Ortese e Protese 40 horas
Deontologia 40 horas
TCC I 40 horas
Estágio Supervisionado IV 80 horas
Estágio Supervisionado V 80 horas
Estágio Supervisionado VI 80 horas
Estágio Supervisionado VII 80 horas
Optativa 40 horas
10º
Tcc II 40 horas
Empreendedorismo 80 horas
Estágio Supervisionado IX 80 horas
Estágio Supervisionado VIII 80 horas
Estágio Supervisionado X 80 horas
Estágio Supervisionado XI 80 horas
Optativas
Inglês
Libras
Bioquímica Clínica e Metabólicas
Genética
Relação Ambiente e Microrganismos
Atividades Complementares
Atividades complementares 80 horas

Carole Cavalcante

Mestre

Mestre em Tecnologias aplicadas à Bioenergia pela FTC, especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela UGF e em Acupuntura pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde, Fisioterapeuta pela Universidade Católica do Salvador. Atua como docente nos cursos de Fisioterapia e Farmácia na Faculdade Dom Pedro II. Foi coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Dom Pedro II e do setor de Fisioterapia da Clínica Hidrogyn e Hospital Aeroporto.

Silvana Pinho Teixeira Valente

Especialista

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Jorge Amado. Especialista em Fisioterapia Hospitalar, pela Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Atua como docente nos cursos de Fisioterapia, Farmácia e Enfermagem na Faculdade Dom Pedro Segundo e também da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), nos cursos de Farmácia e Biomedicina. Coordenadora adjunta do curso de Fisioterapia da Faculdade Dom Pedro II, desde 2013.

Isis Nunes Veiga

Mestre

Doutoranda do PPGFSC e Mestra pelo PPGFSC da UCSal . Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Faculdade Olga Mettig) e em UTI pela Estácio-FIB. Graduada em Fisioterapia pela UCSal. Atualmente é docente da Unime, do Centro Universitário Uninassau - Salvador e docente da Faculdade Dom Pedro Segundo. Professora dos cursos de pós-graduação da Atualiza, FSBA e Faculdade Inspirar. Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em UTI Neonatal, Pediática e Adulto, além de neuropediatria.

Paula Oliveira Coutinho

Mestre

Mestre em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Biomecânica e Cinesioterapia Funcional pela Universidade Tiradentes Fisioterapeuta pela Universidade Tiradentes. Docente m Cinesioterapia, MTA, Fisioterapia Preventiva, Saúde do Idoso e Morfofuncional II no curso de Fisioterapia da Faculdade Dom Pedro II. Docente em Cinesioterapia, Ética e Deontologia e Coordenadora de Estágios na Faculdade Unime Lauro de Freitas. Enfermeira pela Estácio FIB.

Eugênia da Silva Lima

Especialista

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Social da Bahia e em Educação Física pela Universidade Católica do Salvador. Especialista em Fisioterapia em Terapia intensiva com ênfase em Neonatologia e Pediatria – COFFITO, em Atividade Física adaptada a Saúde – UGF/RJ e em Cardiopneumofuncional – FSBA/BA. Mestranda em Processos Interativos de Órgãos e Sistemas pelo ICS– UFBA. Docente da Faculdade Dom Pedro II (FDPII). Orientadora dos Grupos de Estudos em Cardiologia e endocrinologia do HAN e em Fisioterapia Pediátrica da FDPII.

Anna Lúcia Marchesini

Mestre

Mestre em Psicologia Clinica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010) com ênfase em Teoria Winnicottiana do amadurecimento humano. Especialista em Docência e Gestão na Educação a Distancia pela Estácio. Coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade São Bento da Bahia - grupo Unidom. Psicóloga atuante do NAAP - Núcleo de acessibilidade e apoio psicopedagógico do grupo Unidom. Membro integrante do Comitê de Ética e Pesquisa do Grupo Unidom. Docente da Faculdade Dom Pedro Segundo nos cursos de Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Segurança do Trabalho. Docente na Faculdade São Bento nos cursos de Filosofia e Psicologia. Psicóloga Clinica no Instituto Ativa - Consultório de Psicologia. Docente nos cursos de Pós graduação de Metodologia do Ensino Superior, Psicologia Social - Ação e Atenção Psicossocial, Psicologia da Saúde e Hospitalar, Atenção Psicossocial e Saúde Mental.

Maria Ivoneide da Silva

Doutora

Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Administração Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (USO-RJ), graduada em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB).Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em: Linguagem e Produção Textual, atuando como docente no Ensino Superior em vários cursos das Faculdades Dom Pedro II e São Bento. Membro do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL.

Luzia Barbosa Araújo

Mestre

Lucynara Gomes Lima Tambon

Mestre

Possui graduação em Fisioterapia pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (1998) e Mestre em Medicina e Saúde Humana pela Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública (2013).

Mauro José Couto Bitencourt

Mestre

Mestrado em Bioenergia pela FTC, Salvador. Graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (1996). Especializado em Metodologia do Ensino e Pesquisa em Educação pela UNEB (2004). Trabalhou 20 (vinte) anos com controle de qualidade em Laboratório de Análises Químicas. Atualmente é professor de Farmacologia do curso de Farmácia da FTC e da Faculdade Dom Pedro II. Foi professor de Bromatologia, Química Inorgânica e Biofísica da Faculdade Maurício de Nassau Salvador. É professor de Toxicologia do Curso de Farmácia da Faculdade Dom Pedro II. Foi professor do Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho da UNIUBE EAD. Tem experiência na área de Farmácia com ênfase em Ensino e Gestão. Ministra palestras e cursos de atualização.

Mensalidade do curso

R$ 954.00
Cursos com nota 4 MEC
Entre as melhores do Brasil
Melhor custo
Estrutura 10 SEMESTRES
CARGA HORÁRIA 4000 HORAS
MODALIDADE PRESENCIAL
Graduação

NOSSA

ESTRUTURA

O Centro Universitário Dom Pedro II oferta cursos em seus 6 campi no bairro do comércio, em Salvador, além de unidades em Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães e Jequié na Bahia e Lagarto em Sergipe. São graduações em bacharelado, licenciatura e tecnólogo com conceitos entre bom e ótimo no MEC. Ambiente confortável, biblioteca física e virtual com mais de 16.000 títulos, laboratórios equipados e corpo docente qualificado.

QUALIDADE

ACADÊMICA

Estudando no Centro Universitário Dom Pedro II o acadêmico terá a sua disposição uma matriz curricular completa, com ênfase em empreendedorismo; professores mestre e doutores, com currículo internacional; cursos bem avaliados no MEC; material didático elaborado por especialistas da área; modelo pedagógico compatível com as melhores universidades do mundo; e laboratórios equipados para a melhor experiência prática do curso, preparando o profissional para o mercado de trabalho.

NOSSAS

PARCERIAS

Para facilitar o acesso ao ensino superior, o Centro Universitário Dom Pedro II busca parcerias e convênios para ofertar os melhores cursos do mercado educacional, com políticas de descontos especiais.


Abra um chat
Posso te ajudar?
Skip to content