Unidompedro - Salvador
Educação A Distância
Educação Presencial
VLibras
Unidom

Letras

A graduação em Letras estuda a língua portuguesa, idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas. Para exercer a profissão o estudante deve obter o diploma de ensino superior.

Sobre o
curso
inscrições
abertas

LICENCIATURA
Ênfase: Português e Inglês

Autorização: Portaria nº 2.474 de 11 de julho de 2005
Reconhecimento: Portaria nº 425 de 15 de fevereiro de 2011
Renovação de reconhecimento: Portaria n° 1346 de 15 de dezembro de 2017.

A graduação em Letras estuda a língua portuguesa, idiomas estrangeiros e suas respectivas literaturas. Para exercer a profissão o estudante deve obter o diploma de ensino superior.

A licenciatura tem duração de três anos e meio e é presencial. Primeiro curso a formar turma na nossa instituição, o curso de Letras possui um quadro de docentes de mestres e doutores.

Nossa matriz curricular abrange disciplinas e permite que o aluno vivencie a profissão através de projetos e eventos interdisciplinares como Seminários, Palestras, Mini-Cursos, Semanas Acadêmicas, Encontros Científicos e Culturais, Mesa-redonda e projetos audiovisuais.

Após a graduação é possível especializar-se nas áreas de Linguagem e Produção Textual, Letras Libras, Ensino em Línguas Estrangeiras entre outros.

O graduado em Letras deve ser capaz de lidar de forma crítica com as linguagens no contexto oral e escrito, articulando a expressão linguística e literária com os sistemas em relação aos quais os recursos expressivos da linguagem se tornam significativos.

A formação básica do profissional de Licenciatura em Letras destina-se ao exercício do Magistério. Ele poderá lecionar Língua Portuguesa, Língua estrangeira e salas de leitura.

O principal campo de trabalho para o licenciado está nas escolas de ensinos fundamental, médio e de idiomas.

O profissional formado em Letras poderá atuar como professor de vernáculo e de inglês, incluindo suas respectivas literaturas, em estabelecimentos escolares da rede pública e particular do ensino Médio e Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Gramática e Produção Textual, Redação e Literatura, podendo ainda atuar em instituições acadêmicas de nível superior, desde que submetido a um curso de especialização ou aperfeiçoamento na área em que pretende atuar.

Mas há uma diversidade de opções de atuação que vai muito além da sala de aula, como o trabalho em editoras, na correção, tradução, interpretação, revisão de texto, elaboração de críticas literárias e nas áreas de interpretação.

Poderá atuar também na área de comunicação, realizando revisão nas áreas Jornalística e Publicitárias, além de prestar assessoria e consultoria em empresas públicas e privadas no que diz respeito à área de linguagem.

Sem. Disciplina C.H.
Educação Brasileira 80 horas
Estudos da Língua Inglesa 80 horas
Estudos Científicos da Linguagem 40 horas
Estudos da Língua Portuguesa 80 horas
Leitura e Produção de Textual 80 horas
Empreendedorismo 80 horas
Estrutura e Funcionamento do Ensino 80 horas
Tópicos Específicos Em Língua Inglesa 80 horas
Estudo de Representações Literárias e Culturais 40 horas
Fonética E Fonologia Da Língua Portuguesa 80 horas
Sintaxe da Língua Portuguesa 80 horas
Teoria da Literatura 80 horas
Didática 80 horas
Formação do Cânon Literário Brasileiro 40 horas
Prod. Oral e Esc. da Língua Inglesa 40 horas
Formação do Cânon Literário Português 40 horas
Teorias do Ensino e Aprendizagem 80 horas
Literatura para Crianças e Jovens 40 horas
Cânon Literário Português 80 horas
Comunicação, Educação E Tecnologias 40 horas
Estágio Supervisionado I (Lingua Portuguesa ) 120 horas
Fonética e Morfossintaxe da Língua Inglesa 40 horas
Fund. e Met. Ens. Hist. Cult. Afro. Ind. 40 horas
Teoria da Linguagem e do Discurso 80 horas
Cânon Literário Nacional 40 horas
Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa 120 horas
Metod. Ling. Portuguesa 40 horas
Laboratório de Língua Inglesa: Leitura e Produção de Texto 40 horas
Ética 40 horas
Metodologia da Língua Inglesa 40 horas
Gramática, Variação e Ensino 80 horas
Morfologia da Língua Portuguesa 80 horas
Estágio Supervisionado III: Língua Inglesa 80 horas
Fundamentos e Metodologia da Educação Ambiental 40 horas
Avaliação Educacional e Institucional 80 horas
Cânon Literário Brasileiro na Contemporaneidade 40 horas
Literatura Anglofona: Formação 40 horas
Gramática Textual em Lìngua Inglesa 80 horas
Estágio Supervisionado IV - Língua Inglesa 80 horas
Semântica e Estilística Da Língua Portuguesa 80 horas
Laboratório de Língua Inglesa: Leitura e Tradução 80 horas
Optativa 40 horas
Libras - Lìngua Brasileira de Sinais 80 horas
Literatura Norte-Americana 80 horas
Práticas Integralizadoras 120 horas
Optativas
Tópicos Especiais
Tópicos no Ensino da Língua
Educação Popular
Fundamentos da Educação Inclusiva
Currículo
Atividades Complementares
Atividades complementares 200 horas

Selma Reis Magalhães

Doutora

Doutora e Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador, na linha de pesquisa Ciências Social e Humanidades; Especialista em História Social e Educação pela Universidade Católica do Salvador; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Visconde de Cairú; Licenciada em História, pela Universidade Católica; Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Direitos Humanos, da Universidade Católica do Salvador (NEDH/UCSAL/CNPq), área predominante Ciências Sociais Aplicadas Serviço Social; Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Atos de Currículo, Complexidade e Tecnologias em Educação a Distância, da Faculdade de Tecnologias e Ciências (ACOMTECE/IMES/CNPq). Docente do curso de História da Faculdade de Tecnologias e Ciências Ensino a Distância (FTC.EAD); Docente do Curso de Pedagogia da Faculdade D. Pedro II (GRUPO UNIDOM); Docente da Rede Pública, Concursada da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Marcos Welby Simões Melo

Doutor

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2014). Possui Mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia(2007), Especialização em Fonoaudiologia (2000)Graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Graduação em Musicoterapia pela Universidade Católica do Salvador (1998). Esteve professor visitante da Universidade do Estado da Bahia (1995 -1999). Atualmente é professor de Música do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Salvador/Bahia e professor de graduação da Faculdade Dom Pedro II.

Diana Léia Alencar da Silva

Mestre

Mestra em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, especialista em Educação Especial e também em Educação de Jovens e Adultos, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia e em Letras. Com experiência em coordenação pedagógica nos cursos de graduação da UAB/UNEB e professora em curso de educação a distância, é professora e coordenadora pedagógica do curso de Educação Física da UAB/UNEB, coordenadora de estágio do Curso de Pedagogia e Letras da Faculdade Dom Pedro II , já tendo atuado como professora das disciplinas Fundamentos da Educação Inclusiva, Fundamentos e Metodologia da Educação Ambiental, Literatura para Crianças e Jovens, História e Cultura Afro-Brasileiras e Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso, na graduação e na pós graduação, no ensino presencial e à distância.

Maria Ivoneide da Silva

Doutora

Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Administração Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (USO-RJ), graduada em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB).Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em: Linguagem e Produção Textual, atuando como docente no Ensino Superior em vários cursos das Faculdades Dom Pedro II e São Bento. Membro do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL.

Laurinda Sousa Julião

Mestre

Possui Mestrado em Educação e Contemporaneidade(2012) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002). Atualmente é professora na Faculdade Dom Pedro II. Formadora Regional do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa - Pré escola (UFRB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em aprendizagem e comportamento humano, atuando principalmente nos seguintes temas - Formação docente em: Educação em Direitos Humanos; Educação Infantil; Educação Corporativa; Neurociências: cognição e aprendizagem; Metodologias Científica, da Pesquisa, das Ciências, da Educação Ambiental ; Educação não-escolarizada e; Educação do Campo.

Aroldo Barbosa da Silva

Mestre

Doutorando e Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador. Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade da Cidade do Salvador. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia. Desde 1994 é servidor público efetivo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, tendo exercido as funções de Coordenador Técnico da Educação Profissional e ocupado o cargo de Vice-Diretor do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual, atualmente atua como professor do referido Centro. No ensino superior vem exercendo, desde 2004, a docência em cursos de Licenciatura em Pedagogia, Biologia e Letras, atualmente professor da Faculdade D. Pedro II. Na pós-graduação atuou como Professor Pesquisador no Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica ofertado pela Faculdade de Educação/Universidade Federal da Bahia. Foi bolsista do Conselho nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq na modalidade Aperfeiçoamento em Pesquisa (1991-1993). Atuou como pesquisador do Grupo Inclusão e Sociedade na pesquisa "Os incluídos da Educação Inclusiva" (2010/2011) e, no Grupo de Pesquisa Família e Desenvolvimento Humano (2012/2014). Autor do livro Envolvimento do pai com o filho com deficiência visual.

Júlio Cézar da Silva Barbosa

Mestre

Mestre em Educação e Contemporaneidade PPGEduC/UNEB (2013). Vinculado ao Grupo de Pesquisa Família, Auto (Biografia) e Poética - UCSAL. Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica FACED/UFBA (2006). Estágio supervisionado do Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional no Colégio Antonio Vieira ( EJACAV) de agosto a setembro de 2006. Estágio supervisionado do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica no Centro de Educação Especial da Bahia ( CEEBA ) de outubro a novembro de 2006. Bolsista de Iniciação Científica PIBIC no Projeto de Pesquisa: A variação no uso das orações adjetivas no contexto afrobaiano - Instituto de Letras - UFBA, Responsável Prof. Dr. Iracema Luiza de Souza (2001- 2003). Licenciado em Letras Vernáculas pela UFBA (2000.1 - 2003.2). Professor de Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa I e II, Literatura para Crianças e Jovens, Leitura e Produção de Textos, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia); Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Supervisionado I e II, História da Língua Portuguesa no Brasil e Produção de Texto (curso de Letras). Professor do PARFOR/UNEB - Leitura e Produção de Texto, Ensino de Língua Portuguesa, Educação do Campo (2010, 2011, 2014, 2015); PARFOR/UFRB - Leitura e Produção de Texto, Prática de Língua Portuguesa, Alfabetização e Letramento. Professor da Educação Básica (2000-2011). De 2008 até a presente data atua como Professor nos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade Dom Pedro II.

Bruno Luiz Teles de Almeida

Mestre

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da FACED/UFBA (2014), Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Batista Brasileira (2011), Especialização em Teologia e Cultura pela Faculdade Batista Brasileira (2007); Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Dom Pedro II (2013), Bacharelado em Teologia pela Faculdade Batista Brasileira (2007), Licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Ciências Educacionais (2011), Graduação em Teologia pelo Seminário Anglicano de Estudos Teológicos (2003) em conformidade ao Decreto- lei 1051/69. Atualmente é professor da Faculdade Dom Pedro II, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia e educação, gestão e educação, gênero, religião, sociedade, cultura.

Dione Sá Carvalho Dórea

Mestre

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2011), Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão pela Universidade do Estado da Bahia (2004), Especialista em Educação Especial e Inclusiva (2012), Especialista em Psicopegagoia clínica e institucional (2014), Graduada em Pedagogia pela UFBA (2004). Professora concursada da rede Municipal de Educação da cidade de Salvador-BA. Atualmente atua como Psicopedagoga do Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION), professora dos cursos de formação para professores da Faculdade Dom Pedro II e dos cursos de especialização em Psicanálise e Psicopedagogia do CEAPP/CAIRU . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão escolar, Avaliação, Participação, Liderança, Inclusão, e Educação a Distância.

Mensalidade do curso

R$ 636.00
Cursos com nota 4 MEC
Entre as melhores do Brasil
Melhor custo
Estrutura 8 SEMESTRES
CARGA HORÁRIA 3200 HORAS
MODALIDADE PRESENCIAL
Graduação

NOSSA

ESTRUTURA

O Centro Universitário Dom Pedro II oferta cursos em seus 6 campi no bairro do comércio, em Salvador, além de unidades em Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães e Jequié na Bahia e Lagarto em Sergipe. São graduações em bacharelado, licenciatura e tecnólogo com conceitos entre bom e ótimo no MEC. Ambiente confortável, biblioteca física e virtual com mais de 16.000 títulos, laboratórios equipados e corpo docente qualificado.

QUALIDADE

ACADÊMICA

Estudando no Centro Universitário Dom Pedro II o acadêmico terá a sua disposição uma matriz curricular completa, com ênfase em empreendedorismo; professores mestre e doutores, com currículo internacional; cursos bem avaliados no MEC; material didático elaborado por especialistas da área; modelo pedagógico compatível com as melhores universidades do mundo; e laboratórios equipados para a melhor experiência prática do curso, preparando o profissional para o mercado de trabalho.

NOSSAS

PARCERIAS

Para facilitar o acesso ao ensino superior, o Centro Universitário Dom Pedro II busca parcerias e convênios para ofertar os melhores cursos do mercado educacional, com políticas de descontos especiais.


Abra um chat
Posso te ajudar?
Skip to content