Unidompedro - Salvador
Educação A Distância
Educação Presencial
VLibras
Unidom

Sistemas de informação

Sistema de Informação (SI) estuda métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para as pessoas. O curso prepara profissionais para o trabalho com Tecnologia da Informação (TI).

Sobre o
curso
inscrições
abertas

BACHARELADO

Autorização: Portaria nº 3.331, de 26 de setembro de 2005
Reconhecimento: Portaria nº 38, de 19 de Abril de 2012
Renovação de reconhecimento: Portaria nº 1093, de 24 de dezembro de 2015

Sistema de Informação (SI) estuda métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para as pessoas. O curso prepara profissionais para o trabalho com Tecnologia da Informação (TI).

Para exercer a profissão o estudante deve obter o diploma de ensino superior. O curso de graduação tem duração de quatro anos e é presencial.

Nossos professores são mestres e doutores que atuam no mercado, proporcionando aos alunos a aproximação da academia com o mercado de trabalho. Nossa matriz curricular fomenta a aplicação prática dos conhecimentos teóricos através de parceiras com empresas de tecnologia conceituadas e desenvolvimento de projetos.

O profissional de SI administra o fluxo de informações geradas e distribuídas por redes de computadores. É responsabilidade do bacharel em Sistemas de Informação planejar e organizar o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações, disponibilizando o material para usuários.

O mercado para os profissionais de SI é crescente. Os profissionais poderão desenvolver atividades em diversas áreas e ocupar vagas em diferentes ramos.

O bacharel poderá atuar no Desenvolvimento de Softwares, Fluxo de Informação, e Suporte Técnico, fazendo a manutenção de sistemas, de banco de dados e de redes de computadores.

A atuação poderá se estender a área de Gerência de Projetos e Logística, chegando até mesmo ao setor de Educação.

Sem. Disciplina C.H.
Algorítmos I 60 horas
Fundamentos da Administração 60 horas
Introdução a Computação 60 horas
Matemática 60 horas
Projeto Integralizador I 60 horas
Sociedade e Tecnologia 60 horas
Algorítmos II 60 horas
Ética Profissional 60 horas
Leitura e Produção Textual 60 horas
Probabilidade e Estatística 60 horas
Projeto Integralizador II 60 horas
Sistemas de Informação 60 horas
Análise de Sistemas 60 horas
Bancos de Dados I 60 horas
Gestão e Tecnologia da Informação 60 horas
Programação I 60 horas
Projeto Integralizador III 60 horas
Teoria Geral de Sistemas de Informação 60 horas
Banco de Dados II 60 horas
Engenharia de Software 60 horas
Estrutura de Dados I 60 horas
Governança de TI 60 horas
Programação II 60 horas
Projeto Integralizador IV 60 horas
Desenvolvimento Web 60 horas
Estrutura de Dados II 60 horas
Interface com Usuário 60 horas
Projeto Integralizador V 60 horas
Redes I 60 horas
Sistemas Operacionais 60 horas
Computação Gráfica 60 horas
Desenvolvimento para Dispositivos Moveis 60 horas
Metodologias Ágeis e Qualidade 60 horas
Projeto Integralizador VI 60 horas
Projeto de Sistemas 60 horas
Redes II 60 horas
Compiladores 60 horas
Tópicos I 60 horas
Gestão e Análise de Projetos 60 horas
Modelagem de Processos (BPM) 60 horas
Projeto Integralizador VII 60 horas
Sistemas Distribuídos 60 horas
Libras 30 horas
Empreendedorismo 60 horas
Inteligência Artificial 60 horas
Optativa 30 horas
Projeto Integralizador VIII 60 horas
Segurança e Auditoria 60 horas
Tópicos II (E-commerce) 60 horas
Optativas
Arquitetura de computadores
Direito em informática
Software livre (linux)
Marketing Digital
Atividades Complementares
Atividades complementares 120 horas

Antônio César Brandão Gomes da Silva

Mestre

Graduação em Sistemas de informações pela Universidade Salvador - UNIFACS(2006), mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Salvador - UNIFACS (2017). Atualmente é analista de sistemas pela Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia- PRODEB.

Arivaldo Moreira

Mestre

Formação em Análise de Sistemas, especializações em Redes de Computadores e Gestão de Projetos, além de um Mestrado em Modelagem computacional, desenvolve atividades como colaborador concursado no depto de sistemas na Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.) na Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação (FTI), possui experiência de cerca de 23 anos na área de TI e Telecom. Docente desde 2003 em cursos de bacharelado, tecnólogo e pós-graduação associados a áreas de tecnologia da informação e comunicação (TIC), adicionalmente é associado da TechnoConsulting, consultoria que ajudou a criar e onde desenvolve projetos técnicos como consultor de TI. Estudioso e entusiasta das seguintes áreas: Sistemas ERP (SAP), Governança em TI, Gestão de Projetos, Sistemas de Informação, Gestão de Processos, Redes de Computadores e Engenharia de Usabilidade/IHC.

Carlena Gurgel Randal Pompeu Oliveira

Mestre

Graduada em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Marketing também pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente cursando Especialização em Produção de Mídias para Educação Online pela UFBA. Possui mais de 10 anos de experiência como docente em cursos de graduação e tecnológicos.

Maria Ivoneide da Silva

Doutora

Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Administração Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (USO-RJ), graduada em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB).Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em: Linguagem e Produção Textual, atuando como docente no Ensino Superior em vários cursos das Faculdades Dom Pedro II e São Bento. Membro do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL.

Alaíde Barbosa Martins

Doutora

Pós Doutoranda em Engenharia pela Escola Politécnica Engenharia Elétrica da USP, Doutora em Ciências pela Escola Politécnica Engenharia Elétrica da USP. Mestra em Ciência da Computação pela Unifacs, Especialista em Redes de Computadores pela UNIFACS e em Planejamento/Prática de Ensino Superior pela Faculdade Montenegro. Bacharela em Engenharia Ambiental, Bacharela em Administração, Licenciada em Química e Tecnóloga em Processamento de Dados. Atua na BRK Ambiental como Diretora do contrato de concessão de saneamento básico. Já atuou em diversas áreas, em empresas de grande porte, desenvolvi projetos na área de Engenharia e prospecção de novos negócios com análise de Project Finance. Coordenei o Projeto de Automação de Plantas de Saneamento e Laboratórios de Qualidade. Possuo experiência há mais de 20 anos como Engenheira, Administradora e Analista de Sistema, Gestora de Tecnologias e Processos. Atuo como docente na modalidade presencial há mais de 20 anos em várias IES da Bahia e Sergipe. Na modalidade Educação à Distância faz mais de 8 anos como conteudista, tutora e professora.

Bianca Daebs Seixas Almeida

Doutoura

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia-FACED; Mestra em História Social pela Universidade Federal da Bahia/FFCH; graduada em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia-FFCH, Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Dom Pedro II, Bacharelado em Teologia pela Faculdade Batista Brasileira e Bacharelado em Direito pela Faculdade Dom Pedro II. Pós graduada em Ética e Cidadania pela EST-RS e em Teologia e Cultura pela Faculdade Batista Brasileira. É professora da Faculdade Dom Pedro II, Professora Substituta no Curso de Pedagogia da FACED/UFBA. Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização no Ensino de Filosofia para o ensino Médio UFBA-UAB. Tem experiência na área de Educação, Filosofia, História, Direito e Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Superior, Relações de Gênero e Sexualidades, Educação e Relações Étnico-Raciais, Ética, Direitos Humanos e Cidadania.

Osvaldo de Oliveira Bastos Neto

Mestre

Bacharel em Direito -FBB, Bacharel em Ciências Sociais - UFBa; Mestre em Sociologia - UFBa; Professor universitário e de faculdades; Atualmente leciona em cursos de graduação: Direito e Serviço Social; Leciona em cursos de pós-graduação: Agência Brasileira de Análise Criminal - ABACRIM, Curso de Especialização em Segurança Pública - (CESP-PMBa), Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública - (CGESP-PMBa); Autor de Livros especializados, artigos acadêmicos e crônicas. Coordenador do Observatório de Estudos Criminais - Salvador - Ba. Coordenador do Curso de Pós-graduação em Ciências Criminais e Sistema Prisional - Dom Petrum

Pedro Kislansky

Especialista

Graduado em ciências da computação, especialista em tecnologias Web e mestrando em ciências da computação pela UFBA – Universidade Federal da Bahia. Possui experiência em docência no Ensino Superior nas modalidades presencial e a distância. Já atuou como programador, analista de sistemas, engenheiro de requisitos, gerente de configuração e na área de marketing digital. Trabalhou em projetos de pesquisa na UFBA com inteligência artificial e no Instituto Fraunhofer com engenharia de software.

Mensalidade do curso

R$ 636.00
Cursos com nota 4 MEC
Entre as melhores do Brasil
Melhor custo
Estrutura 8 SEMESTRES
CARGA HORÁRIA 3000 HORAS
MODALIDADE PRESENCIAL
Graduação

NOSSA

ESTRUTURA

O Centro Universitário Dom Pedro II oferta cursos em seus 6 campi no bairro do comércio, em Salvador, além de unidades em Barreiras, Luiz Eduardo Magalhães e Jequié na Bahia e Lagarto em Sergipe. São graduações em bacharelado, licenciatura e tecnólogo com conceitos entre bom e ótimo no MEC. Ambiente confortável, biblioteca física e virtual com mais de 16.000 títulos, laboratórios equipados e corpo docente qualificado.

QUALIDADE

ACADÊMICA

Estudando no Centro Universitário Dom Pedro II o acadêmico terá a sua disposição uma matriz curricular completa, com ênfase em empreendedorismo; professores mestre e doutores, com currículo internacional; cursos bem avaliados no MEC; material didático elaborado por especialistas da área; modelo pedagógico compatível com as melhores universidades do mundo; e laboratórios equipados para a melhor experiência prática do curso, preparando o profissional para o mercado de trabalho.

NOSSAS

PARCERIAS

Para facilitar o acesso ao ensino superior, o Centro Universitário Dom Pedro II busca parcerias e convênios para ofertar os melhores cursos do mercado educacional, com políticas de descontos especiais.


Abra um chat
Posso te ajudar?
Skip to content